Após três concertos lotados em Curitiba, a Camerata Antiqua de Curitiba vai para Guarapuava apresentar o concerto em celebração aos 540 anos do nascimento de Martinho Lutero e ao bicentenário da Igreja Luterana no Paraná. A apresentação gratuita acontece nesta terça-feira (23/4), às 20h, no Teatro da Fundação Cultural Suábio-Brasileira.
Sob a regência de Mara Campos, o grupo escolheu obras inspiradas no hino “Ein feste Burg ist unser Gott” (Um castelo forte é nosso Deus), considerado o mais emblemático hino da reforma protestante.
Os concertos em Curitiba aconteceram no último fim de semana, na Capela Santa Maria, nos dias 20, 21 e 22 de abril. As apresentações ressoaram com a história e a devoção de séculos e com a presença significativa da comunidade Luterana da capital paranaense.
Repertório
O hino “Ein feste Burg ist unser Gott”, escrito por Martinho Lutero por volta de 1527, serviu de inspiração para compositores criarem arranjos mais elaborados. No programa, foram selecionadas obras destacadas dos séculos 16 e 17 que refletem o ideário reformista em suas criações.
O concerto inclui peças de Johann Pachelbel, Michael Praetorius, Hans Leo Hassler, Heinrich Schütz, e encerra com a obra significativa de Johann Sebastian Bach, a cantata que leva o mesmo nome do hino, “Ein feste Burg ist unser Gott”, BWV 80.
Os solistas Luísa Favero (soprano), Diana Danieli (mezzosoprano), Sidney Gomes (tenor) e Norbert Steidl (barítono) seguem também a frente do grupo na viagem ao interior do Estado.
Ao imergir nas obras de compositores que compartilharam a visão de Lutero e foram influenciados por ela, a maestrina Mara Campos convida o público a refletir sobre o significado duradouro da reforma protestante e seu impacto na música sacra. “Hoje, na ressignificação deste conflito histórico e em meio a tantos outros embates e enfrentamentos que carecem de diálogo e entendimento para a transformação, celebramos o poder transformador da arte e da fé”, diz Mara.
Serviço: Camerata Antiqua
Data: terça-feira (23/4), às 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (Av. Michael Moor, 1951, Colônia Vitória – Entre Rios)
Gratuito