A Orquestra e o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba realizam entre os dias 23 e 24, apresentações gratuitas e abertas ao público em geral, no Hospital das Clinicas, Santa Cruz, Pequeno Príncipe e no Hospital Universitário do Cajuru. Os concertos que integram o Projeto ‘Música Pela Vida’, criado pelo grupo em 1990, tem o intuito de reafirmar seu compromisso com a sociedade.
O espetáculo dedicado aos pacientes e profissionais dos hospitais conta com um repertório de obras clássicas populares, acessível a todos os públicos, como Dory Caymmi, Heitor Villa-Lobos, Palavra Cantada, Jorge Drexler, entre outros. A regência fica a cargo de Maico Sant’Anna e direção musical do spalla da Orquestra, Winston Ramalho.
O propósito da Camerata Antiqua – que também desenvolve desde 1993 o programa Alimentando com Música – é levar a linguagem universal da música para salas de aulas, fábricas, asilos, orfanatos, hospitais e penitenciárias, transformando concertos didáticos em ingredientes de integração social.
“Quando ficamos restritos a sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo. “Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade. Os concertos sociais são uma forma da Camerata responder essas necessidades, levando cultura as igrejas, hospitais e periferias”, conclui Galvão.
Camerata Antiqua de Curitiba
Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba realiza mais uma edição do programa Música pela Vida,
CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
23 de agosto, 10h30 – Hospital Santa Cruz
24 de agosto, 10h30 – Hospital Pequeno Príncipe
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
23 de agosto, 10h30 – Hospital das Clínicas
24 de agosto, 10h30 – Hospital Universitário Cajuru