Notícias

31 maio

Camerata apresenta neste fim de semana concerto que será executado em julho em turnês pelo Brasil

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
foto camerata de daiel castellano

A Camerata Antiqua de Curitiba apresentará neste fim de semana o Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji. O programa que será executado nas próximas apresentações é o mesmo que o grupo levará na turnê de julho, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, em São Paulo, e na Sala Cecília Meireles e no Festival de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o concerto desta sexta-feira (2/6), às 19h30, terá entrada gratuita no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Já no sábado (3/6), às 18h30, o concerto será realizado na Capela Santa Maria. Os ingressos estão à venda pela plataforma virtual Minha Entrada.

Essa peça é uma obra rara, que pouco foi executada nas orquestras e coros da América do Sul. Devido à complexidade, a Camerata iniciará os ensaios esta semana, sabendo que são o começo de uma longa jornada. Após essas apresentações, um outro capítulo de encontros ainda é esperado para, enfim, concluir as turnês.

O flautista e regente Ricardo Kanji, especializado na interpretação da música barroca e clássica, comenta o prestigio histórico do grupo. “O concerto nunca é uma foto, está sempre em processo de aprimoramento. Estamos trabalhando para mostrar ao Brasil a qualidade musical e o amadurecimento que o grupo conquistou nesses quase cinquenta anos de existência”, disse o maestro, que realiza concertos com a Camerata há mais de 20 anos.

Programa
O oratório Joshua é baseado na história bíblica de Josué, o líder dos antigos israelitas. A narrativa aborda momentos marcantes, desde a travessia do rio Jordão rumo à Terra Prometida até a emocionante conquista de Jericó, com o dramático desabamento de suas muralhas.

“É uma obra grandiosa, mas também delicada, como só Handel tem essa qualidade. São 18 movimentos, cada um com características distintas”, explicou Kanji.

Além disso, o oratório nos presenteia com uma bela história de amor entre Achsah, filha de Caleb, e Othniel, um jovem soldado, inspirada nas pistas encontradas no relato bíblico.

Este concerto promete ser uma verdadeira jornada pelas narrativas bíblicas, com solos vocais interpretados pelos convidados especiais: o tenor Aníbal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb. Suas performances excepcionais certamente nos envolverão e nos transportarão para o mundo fascinante dessa história milenar.

A Temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Colégio Positivo. Uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:
CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
ORATÓRIO JOSHUA DE HÄNDEL
Regência: Ricardo Kanji (SP)

Data: 2 de junho, às 19h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Gratuito

Data: 3 de junho, às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos

Data: 14 e 16 de julho
Local: Sala Cecília Meireles e Festival de Petrópolis, Rio de Janeiro

Data: 28 e 29 de julho
Local: Sala São Paulo e Festival de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo