Notícias

26 out

Camerata apresenta Réquiem de Haydn no Santuário de Guadalupe e na Capela Santa Maria

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00361059

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Réquiem de Haydn em celebração ao Dia dos Finados. Em dois dias, os concertos acontecem neste fim de semana comandados pelo regente carioca, Tobias Volkmann e participações de solistas convidados. Em memória do Irmão Clemente Ivo Juliatto (1940-2022), Reitor Emérito da PUCPR.

No Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, a apresentação será gratuita na sexta-feira (28/10), às 19h30 e terá transmissão ao vivo para todo país pela TV Evangelizar e também pelo Facebook da emissora.

Para quem prefere uma apresentação mais intimista, a obra será reapresentada na Capela Santa Maria, no sábado (29/10), às 18h30. Os ingressos estão à venda pelo site Minha Entrada: https://bit.ly/3Dq3KEP

 

Repertório

Na tradição católica, o Réquiem é a peça musical feita para a memória aos mortos, diversos compositores escreveram suas interpretações para a missa dos finados, por isso é comum a Camerata executar essas obras perto do dia 2 de novembro.

Especialmente o Réquiem de Johann Michael Haydn (1737-1806) foi escrito para o funeral do patrono das artes musicais, Conde Arcebispo Sigismund von Schrattenbach, que morreu em dezembro de 1771, em Salzburgo. Conhecido como ‘pai de todos os compositores’, Haydn teve importante influência em boa parte da obra de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Para essa obra, o grupo formado por coro e orquestra recebe também solistas convidados, a soprano Kalinka Damiani, a mezzosoprano Carolina Faria, o tenor Guilherme Moreira e o barítono Norbert Steidl.

Além do Réquiem, também está no Programa a Music for the Funeral of Queen Mary de Henry Purcell (1659-1695), em referência ao falecimento da Rainha do Reino Unido, Elizabeth II e Adagio para cordas de Samuel Barber (1910-1981).

Concertos sociais

A apresentação no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe integra o Programa Concerto nas Igrejas que completa 20 anos de existência em 2022. Até agora já foram realizados dez concertos nos bairros da cidade, em diversas igrejas e templos religiosos, apresentando a transversalidade do repertório do grupo, cujas obras dialogam com a liturgia cristã. Além de reforçar o caráter universal da música, o programa atende à proposta de contribuir com ações de democratização do acesso à cultura.

Serviço:

Camerata Antiqua de Curitiba – Réquiem de Johann Michael Haydn

Regência – Tobias Volkmann (RJ)
In memorian do Irmão Clemente Ivo Juliatto (1940-2022)
Reitor Emérito da PUCPR
28 de outubro, 19h30 – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)
29 de outubro, 18h30 – Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: https://bit.ly/3Dq3KEP