Responsáveis técnicos por nove projetos dos segmentos de Moda, Design e Jogos de Computador, selecionados do Concurso Curitiba Economia Criativa promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, estiveram na Capela Santa Maria, na noite de terça-feira (22), apresentando seus projetos para potenciais investidores. Esta foi a quarta e última fase do projeto Digitais Curitibanas, que busca retratar em produtos e/ou serviços a iconografia da cultura de Curitiba expressa em detalhes arquitetônicos até o ano de 1950.
O concurso tem como objetivo fortalecer o segmento por meio do desenvolvimento de novos negócios baseados na identidade local. Como premiação, os selecionados têm seus projetos apresentados a investidores. O concurso teve 66 inscritos e contou com a parceria do Centro Europeu e da Unicred.
“É um projeto de grande fôlego, inédito e muito criativo. Tivemos persistência para chegar até aqui e teve um sucesso muito grande devido às parcerias realizadas. É um projeto que, pela primeira vez, une a criatividade e inovação dos curitibanos com o espírito empreendedor e vontade de criar novos negócios e gerar economia para nosso Município. Queremos mostrar como efetivamente extrair riqueza da criatividade do curitibano”, comentou a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A, Gina Paladino.
O presidente do Centro Europeu, Carlos Sandrini, também destacou as parcerias e a importância de um concurso com este perfil. Segundo ele, a empregabilidade no futuro estará relacionada a duas áreas: no setor de hospedagem e economia criativa. É neste sentido que o Centro Europeu tem pautado e oferecido seus serviços há mais de 30 cursos.
Concurso
Os finalistas tiveram sete minutos para apresentar suas ideias e produtos para investidores e público em geral. Foram apresentadas quatro ideias relacionadas a design, duas a jogos eletrônicos e três a moda.
Uma das finalistas foi Daniele Claudino, de Fazenda Rio Grande. Seu projeto Coleção Sensações de Curitiba é composto por três produtos: Vento de Curitiba, representado por um miniventilador com borrifador d´água; Sabor de Curitiba – bombons com sabores típicos da cidade; e Cheiro de Curitiba – sachês aromatizantes. Após a apresentação, ela respondeu dúvidas sobre as características e viabilidade do projeto.
Para Daniele, a experiência de ter participado do concurso superou suas expectativas. “O concurso foi muito bom, uma grande oportunidade para mostrar meu trabalho. Também é importante para divulgar os ícones de Curitiba, uma área que me interessa bastante porque além de ser professora faço trabalhos de design com iconografia”, afirmou.
Os produtos apresentados despertaram a curiosidade e, inclusive, um dos investidores convidou a professora para uma nova conversa para, quem sabe, apadrinhar a ideia. “É muito gostoso saber que as pessoas se interessam pelo seu produto, que podem investir e dar retorno. Isso foi muito motivador e como gostaram dos produtos, fiquei mais feliz ainda”, contou Daniele.
Após cada uma das nove apresentações, os empreendedores receberam orientações e dicas dos investidores para dar prosseguimento com seus projetos. “A orientação é muito válida pois mostra como a pessoa que está no mercado pensa. Quem trabalha com isso consegue visualizar melhor o posicionamento do nosso produto no mercado. E isso é fundamental”, completou a professora.
O Concurso Curitiba Economia Criativa é resultado do projeto Digitais Curitibanas, lançado em 2014, que realizou um diagnóstico dos ícones da cidade que, transformados em elementos visuais, podem ser usados em objetos, novos produtos e serviços. As iconografias correspondem a um conjunto de imagens, características de uma obra, de um artista, de um tipo ou período.
O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site: www.agenciacuritiba.com.br no ícone Digitais Curitibanas.
Relação dos produtos finalistas:
Eco PetBox (caixa de transporte descartável para Pets);
Iconografia brasileira (bordados em diferentes peças de iconografia);
Coleção Sensações de Curitiba – (produtos que remetem a Curitiba);
Sob Signos (luminária de teto econômica e sustentável feita em 3D);
Conheça Curitiba (game sobre Curitiba apresentando seus pontos turísticos e culturais);
Piá: passeando por Curitiba (game baseado em jogos de gerenciamento e adventure);
Coleção CWB: Chuva (capa de chuva feita a partir de plástico, polipropileno e couro de peixe);
Veste Guri (serviço de aluguel de roupas para casos emergenciais em relação a mudanças do clima);
Via Viane (reutilização de retalhos em confecção).