Notícias

6 fev

Chega ao fim a 41ª Oficina de Música de Curitiba, evento que reuniu 50 mil pessoas

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00431126

Após 11 dias, chegou ao fim a 41ª Oficina de Música de Curitiba. Mais de 117 professores e 2 mil alunos do Brasil e exterior participaram de 120 cursos e 180 eventos, sendo mais de cem deles gratuitos. Ao todo, 50 mil pessoas foram atingidas pela oficina.

Cerca de 300 músicos, entre professores e alunos, se apresentaram na noite desse domingo (4/2), para o encerramento. O concerto transformou o palco do Teatro Guaíra numa celebração musical memorável com homenagens e momentos marcantes.

O prefeito Rafael Greca, acompanhado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr., expressou sua satisfação com o evento.

“É a elevação do nome de Curitiba às esferas cósmicas. A música é uma coisa celestial, estou muito feliz. Ao presenciar esse concerto tão magnífico, tenho certeza de que até no céu Paulo Leminski também está apreciando”, disse Greca.

O concerto reuniu alunos dos cursos de instrumento, regência orquestral e canto coral, prestando homenagens aos compositores Giacomo Puccini, Bedrich Smetana e ao poeta curitibano Paulo Leminski, que também é o destaque desta edição. A transmissão ao vivo pelo YouTube alcançou quase 3 mil visualizações ao todo durante a apresentação.

O diretor artístico da Oficina, Abel Rocha, enfatizou a importância da diversidade presente no concerto. “Observar como a atividade artística impulsiona não apenas a expressão criativa, mas também movimenta a atividade econômica, é fascinante. A oficina é uma experiência enriquecedora, e é com imenso prazer que compartilho essa celebração, verdadeira festa da arte e da cultura.”

Homenagem e emoção

Além disso, o programa incluiu obras da compositora e professora da classe de viola, Jessica Meyer, e dos compositores brasileiros Carlos Gomes, João Guilherme Ripper e José Miguel Wisnik. O grande coro, composto por 200 alunos regidos por Mara Campos, emocionou o público ao dedicar a obra Subir Mais, poesia musicada de Paulo Leminski, às falecidas musicistas Wanessa Dourado e Carmem Andrada.

No palco, o cantor curitibano Lucas Pedroso, aluno pelo terceiro ano da Oficina, comemorou mais essa conquista. “A Oficina traz toda a comunidade da cidade. É inesquecível para nós e espero que seja também para o público. Cantar com tanta gente, de tantos lugares diferentes, e ainda mais aqui no Guaíra, que é tão importante para a cidade”, disse.

Alunos da classe de regência atuaram como maestros da noite, alternando-se para liderar as apresentações. O aluno Renan Cardoso, regente da Orquestra Jovem Vale Música de Belém do Pará, veio na edição passada sozinho; nesta edição, trouxe mais dez integrantes da Orquestra para aproveitar as aulas. “Esse aprendizado se multiplicou; foi uma experiência muito enriquecedora retornar à oficina desta vez com todos eles. Foi o primeiro festival para muitos deles”.

A Oficina provou ser um catalisador cultural, conectando estudantes, professores, atrações musicais e o grande público curitibano. “Já estive em muitos festivais em todo o Brasil, mas o que acho muito único neste é como movimenta não só músicos, mas se torna um movimento da cidade, não apenas um nicho. São muitas atividades”, disse Pedro Visckolas, professor de viola.

41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.