Notícias

4 abr

Chiquinha Gonzaga é tema de concerto da Orquestra À Base de Corda

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
28778706741_9df1d9d09d_h

A Orquestra À Base de Corda, dirigida pelo maestro João Egashira, lança série de concertos em memória da compositora e maestrina carioca, Chiquinha Gonzaga (1847-1935) na próxima sexta-feira (7) às 20h e sábado (8) às 18h30, na Capela Santa Maria. O Projeto pretende mostrar os principais sucessos da compositora que teve papel fundamental na identidade da música brasileira. As apresentações continuam durante o próximo semestre com concertos na Praça Jacob do Bandolin, no Conservatório de Música de Curitiba, todo último sábado do mês até o dia 24 de junho.

No concerto de abertura, o repertório conta com composições como “Atraente”, “Gaúcho” e “Lua Branca”. A série de concerto é dedicada ainda à memória de Wilson Moreira, bandolinista e compositor do Conjunto “Choro e Seresta”, falecido no último 27 de fevereiro. Duas obras do autor também fazem parte do repertório do concerto: “Crepúsculo” e “Saindo à francesa”.

O maestro João Egashira explica as homenagens: “Wilson, faça chuva ou faça sol, estava sempre tocando choro na feirinha de Curitiba. Influenciava os mais jovens com sua experiência e domínio na música, e isso ele tem de parecido com a Chiquinha, guardando as proporções, Wilson merece todo nosso carinho por ter sido emblemático na cidade”, afirma o maestro.

A violinista da Orquestra, Helena Bel salienta a importância da visibilidade da Chiquinha numa época em que apenas homens tinham destaque. “Na época que a gente está já é difícil ter uma compositora de choro que se sobressaia, e naquela época há 170 anos atrás, ela conseguiu isso e muito mais, a música dela viva até hoje! ”, afirma Bel.

Orquestra à Base de Corda
A Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar com 9 integrantes, entre eles o maestro João Egashira – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro.

Serviço:
Orquestra à Base de Corda apresenta Chiquinha Gonzaga
Data: Sexta-feira (7) às 20h e sábado (8) às 18h30
Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria
Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15
Mais informações com Bete Carlos: 3321-2855

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES
Dias: 29 de abril, 27 de maio e 24 de junho, sempre ao meio-dia
Local: Conservatório de MPB de Curitiba
Rua Mateus Leme, 66

FOTO : Cido Marques