No próximo domingo, 8 de outubro, o Conjunto Choro e Seresta lança uma programação especial com convidados. O grupo famoso pelo chorinho que acontece todo domingo na feirinha do largo da ordem, traz o carioca Ronaldo do Bandolim para o lançamento do programa, que até setembro de 2018 já tem calendário formado.
Com foco na disseminação do gênero na cidade, o calendário de convidados prevê que todo primeiro domingo do mês um músico significativo para o Choro faça parte da apresentação.
Participam da programação mais de 20 artistas, locais e de outros estados. Segundo o coordenador do calendário anual de choro, Clayton Silva, a intenção é promover ao público presente o movimento do choro, e a interação entre a comunidade e os chorões, com o propósito de fortalecer o turismo e a cena musical, tanto da feira quanto da cidade. “O palco aberto, faz com que o público tenha a aproximação com os artistas e o acesso a um período de entretenimento e lazer”, conclui Silva.
A entrada é gratuita e livres para todas as idades e acontece na tradicional Feira do Largo da Ordem.
Ronaldo do Bandolim
Ronaldo do Bandolim, natural de Petrópolis, vem percorrendo os meios musicais a mais de cinquenta anos. Ainda adolescente, em fins dos anos 60, cria com amigos músicos e cantores regionais de Niterói para onde veio residir, o grupo “Os Jovens da Velha Guarda”. A partir dos anos 70 até aos dias de hoje serão inúmeras apresentações em TV, gravações, concertos e filmes, shows diversos e dvd’s.
Optando pela pesquisa do choro e clássicos brasileiros, adquire novos conhecimentos e passa a integrar o mais famoso conjunto de choro “Época de Ouro” em 1974, com o espetáculo “Sarau”, de grande repercussão, com Paulinho da Viola, Elton Medeiros e o Jornalista Sérgio Cabral. Com este conjunto realiza diversas apresentações pelo Brasil e exterior, culminando com a participação no 1o Free Jazz Festival em 1985 e no projeto Brasil Musical em 1994 e 1995. Durante este longo período, participou de eventos ao lado de consagrados artistas como Silvio Caldas, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, e instrumentistas como Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Waldir Azevedo, Rafael Rabello, Arthur Moreira Lima e outros grandes músicos atuais
Nos anos 90 grava com Marisa Monte e cria uma das melhores novidades do universo instrumental, o “Trio Madeira Brasil” ao lado dos violonistas José Paulo Becker e Marcello Gonçalves, cujo primeiro cd e indicado como o melhor disco e grupo na premiação Sharp de 1999.
Serviço:
Choro e Seresta especial com Ronaldo do Bandolim
Data: Domingo, 8 de outubro
Horário: 10h
Local: Feirinha do Largo da Ordem (Alameda Dr. Muricy, 54)