Neste Inverno Curitiba 2022, o cinema de rua mais charmoso e premiado da cidade participa da 39ª Oficina de Música com duas programações quentinhas: Festival Ópera na Tela e Matinê Musical com filmes como La La Land e Ray.
O Cine abre a “playlist” já na largada da Oficina de Música, nesta quinta-feira (30/6), exibindo os sucessos da mais recente temporada de óperas em teatros históricos da Europa.
Ópera-balé com hip-hop
A produção de Les Indes Galantes é o destaque do Ópera na Tela. Uma ópera-balé que transpõe séculos, fazendo conexão entre a música barroca do compositor Jean Philippe Rameau (1683 -1764) com o atual movimento hip-hop e suas danças de rua.
Participam da montagem francesa 30 bailarinos da Compagnie Rualité, coreografados por Bintou Dembélé e ainda a participação dos coros de Namur e da Ópera Nacional de Paris e da Orquestra Cappella Mediterranea.
Todos os seis filmes do Festival Ópera na Tela serão apresentados na sala Luz, sempre às 19h. A curadoria é de Emmanuelle e Christian Bourdier, diretores do festival.
Matinê para assistir de graça
O Cine Passeio também traz para dentro da 39ª Oficina de Música uma seleção de clássicos de temática musical como Ray. O filme dirigido por Taylor Hackford narra a turbulenta história do gênio musical Ray Charles (1930-2004).
Bird, dirigido por Clint Eastwood em 1988, é outra boa opção. Para quem não sabe, o diretor com cara de durão é um apaixonado por jazz e nesta obra mostra a vida do saxofonista Charlie Parker (Forest Whitaker), que morreu aos 34 anos de overdose de heroína.
Dentro da Matinês Musical dá para assistir de graça ainda os filmes Chicago (2002) e La La Land (2016).
Todos os quatro filmes serão exibidos às 10h30, na Sala Ritz. Os ingressos devem ser retirados no dia da sessão, a partir 10h, na bilheteria do Cine Passeio.
Parcerias
A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema FIEP/SESI e patrocínio da Volvo do Brasil.
As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Lamusa-UFPR e Rádio 97.1 FM também apoiam o evento.
INVERNO CURITIBA
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.
Serviço: Cine Passeio a Oficina de Música
Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro
MATINÊ MUSICAL
Sala Ritz – 10h30
*Ingresso: retirar no dia da sessão, a partir das 10h, na bilheteria
Sábado, 2 de julho
RAY – Taylor Hackford
16 anos
Domingo, 3 de julho
CHICAGO – Diretores – Bill Condon e Martin Richards
12 anos
Sábado, 9 de julho
BIRD – Clint Eastwood
16 anos
Domingo, 10 de julho
LA LA LAND – Damien Chazelle
12 anos
FESTIVAL ÓPERA NA TELA
Sempre às 19h
Ingressos: terça a domingo (R$ 16 e R$ 8), pela plataforma ingresso.com; ou na bilheteria de terça a domingo, das 13h às 22h
Quinta-feira, 30 de junho
TOSCA – De Giacomo Puccini
Produção da Ópera do Estado de Viena
Direção – Margarethe Wallmann
Maestro – Bertrand de Billy
Diretor de coro – Martin Schebesta
16 anos
Sexta, 1º de julho
O PALÁCIO ENCANTADO
Música – Luigi Rossi
Direção – Fabrice Murgia
Maestro – Leonardo Garcia Alarcón
Cappella Mediterranea
Coro da Ópera de Dijon e Coro de Câmara de Namur
Sábado, 2 de julho
DER MESSIAS – De Georg Friedrich Händel / Wolfgang Amadeus Mozart
Produção – Festival de Salzburg
Direção – Robert Wilson (Bob Wilson)
Maestro – Marc Minkowski
Orquestra – Les Musiciens du Louvre
14 anos
Domingo, 3 de julho
FAUSTO – De Charles Gounod
Produção – Ópera Nacional de Paris
Direção – Tobias Kratzer
Maestro – Lorenzo Viotti
Diretor – Tobias Kratzer
Orquestra – Ópera Nacional de Paris
16 anos
Terça, 5 de julho
BODAS DE FÍGARO
Direção – Vincent Huguet
Classificação – 16 anos
Quarta, 6 de julho
LES INDES GALANTES – de Jean Philippe Rameau
Produção – Ópera Nacional de Paris
Direção – Clément Cogitore
Maestro – Leonardo García Alarcón
Orquestra Cappella Mediterranea, Coros de Namur e da Ópera Nacional de Paris
Coreografia – Bintou Dembélé
Bailarinos Compagnie Rualité
16 anos