Notícias

14 jun

Clássicos do Rock ganham vida na Orquestra de Câmara de Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
16_17jun_18jun_

Pink Floyd, Led Zeppelin, Guns N’ Roses, AC/DC e muito mais, a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta Rock por Arcos neste fim de semana, na Capela Santa Maria. São três concertos que unem os clássicos de bandas inglesas e americanas. Além disso, medley especial para celebrar a rainha do rock nacional, Rita Lee, relembrando suas músicas que marcaram gerações.

Sob a regência de Gustavo Petri e com a participação especial da mezzosoprano Ariadne Oliveira, as apresentações acontecem nesta sexta-feira (16/6), às 20h, sábado (17/6), às 18h30 e domingo (18/6), às 18h. Os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma do Zet. Acesse aqui.

O repertório do concerto contará com interpretações marcantes de clássicos do rock, como “The Unforgiven” do Metallica, “Burn” do Deep Purple, “Final Countdown” do Europe, “What I’ve Done” do Linkin Park, “Eye of the Tiger” do Survivor e “Sweet Child O’ Mine” do Guns N’ Roses, entre outros sucessos.

Uma parte especial do concerto será dedicada a uma homenagem a rainha do rock nacional, Rita Lee, que faleceu no último dia 8 de maio. Com interpretação de Ariadne Oliveira, a orquestra irá apresentar um medley com músicas como “Desculpe o Auê”, “Ovelha Negra” e “Baila Comigo”, que marcaram gerações e representam o legado único deixado pela artista.

Luís Gustavo Petri, maestro e arranjador, expressou sua empolgação com essas apresentações: “A música rock fez parte da minha vida, tanto como ouvinte quanto como músico. Eu tive uma banda de rock progressivo chamada ‘Banda de Choque’ durante minha adolescência e início da fase adulta, onde eu era compositor e tecladista”.

Petri explicou o desafio que enfrentou ao arranjar músicas de rock para uma orquestra de cordas, removendo os instrumentos típicos do rock, como bateria, guitarra, baixo, teclados e vocal. Ele obteve sucesso nesse desafio no passado, com sete arranjos, e para este concerto, criou novos arranjos que mantêm o mesmo desafio.

“Tenho a certeza de que quem viveu essa época e ouviu essa música vai curtir a transposição de dois mundos aparentemente distantes: mostrar que a orquestra de cordas tem “pegada” para o rock e o rock tem material lindo para a música de concerto”, disse o maestro.

Com sua vasta experiência no campo, Gustavo Petri se estabeleceu como uma figura proeminente na cena musical brasileira. Como regente titular e diretor musical da Sinfônica de Santos desde 1994, ele colaborou com orquestras de prestígio, como o Theatro Municipal de São Paulo, e a liderança de várias produções de balé com o Balé da Cidade de São Paulo.

Serviço:
Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta Rock por Arcos – Tributo a Rita Lee
Dias sexta, 16/6, às 20h, sábado, 17/6 às 18h30 e domingo, 18/6, às 18h.
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos pelo ZET ou diretamente na bilheteria da Capela: bit.ly/3Chqwxv