De 16 a 22 de junho, Curitiba será o palco de um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade, a 2ª edição do Festival da Palavra. Com o tema “Resistência”, o festival proporcionará uma semana intensa de debates, oficinas, performances e homenagens, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, dos livros ao slam.
Toda a programação do festival é gratuita e em breve será divulgada no Guia Curitiba.
Promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural, o evento trará autoras e autores de grande destaque como Conceição Evaristo, Luiza Romão, Maria Adelaide Amaral, Daniel Munduruku, Liliana Heker, João Almino, Maria Valéria Rezende e muitos outros nomes.
Ao todo são 50 participantes de fora, juntamente com cerca de 150 representantes da cena literária curitibana, em uma programação que contempla oficinas, bate-papos, performances e shows.
Entre os destaques internacionais, o festival contará com a participação de nomes como a francesa Hannelore Cayre, autora de A Patroa; o irlandês Eibhear Walshe; o português Afonso Cruz; e a argentina Liliana Heker. Entre os nacionais estão confirmados Cidinha da Silva, Eliana Yunes, Leonarda Glück, Olivio Jekupe, Nina Rizzi e outros.
“O festival reúne nomes e temas que contemplam a diversidade de vozes e de perspectivas em uma grande celebração da palavra em suas mais diversas manifestações, reunindo conhecimento e experiências no cenário da literatura, dança, teatro, música e outros desdobramentos”, destaca Luci Collin, curadora do evento.
A edição deste ano homenageia dois grandes nomes: Conceição Evaristo, que abrirá o evento com a apresentação Escrevivência, no dia 16 de junho, às 20h, e Paulo Leminski, poeta e escritor curitibano, que completaria 80 anos em 2024.
O Memorial de Curitiba, no centro histórico da cidade, será o centro da Palavra, com atividades também distribuídas pela Casa Hoffmann, Solar da Cultura e o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), localizados nas redondezas do Memorial. A Casa Hoffmann e o Solar da Cultura concentram as 16 oficinas desta edição.
Palavra, teatro e música
Entre os destaques da programação está a peça Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector, interpretada por Denise Stoklos, onde a atriz e diretora paranaense promove o encontro do teatro essencial com a obra clariciana. A peça acontecerá no Teatro do Paiol.
Outro destaque é a peça Também Guardamos Pedras Aqui, da escritora e slammer Luiza Romão, versão cênica do premiado livro de poemas da autora, Prêmio Jabuti 2022. Outra que sobe ao palco do festival é a atriz e cantora Zezé Motta e também o rapper indígena Owerá.
24 horas de prosa
Em sete dias de programação inteiramente gratuita serão promovidas dezenas de atividades. Haverá feira de livros com editoras curitibanas, palestras, bate-papos, oficinas, flashmob, performances, teatro e shows. Está programada uma maratona de 24 horas de prosa, com 48 escritoras e escritores da cidade lendo trechos de suas obras a cada meia hora.
Para crianças
Um dos pontos fortes é a programação infantil. Todos os dias, no Memorial de Curitiba, haverá apresentação de peças e contações de histórias para crianças. Um dos espetáculos é dedicado ao cartunista Ziraldo, que também terá uma sessão especial para os garis da Limpeza Pública de Curitiba.
SERVIÇO
II Festival da Palavra de Curitiba
De 16 a 22 de junho
Local: Memorial de Curitiba, Solar da Cultural, Casa Hoffmann e Teatro Universitário, todos espaços culturais no Centro Histórico.
Grátis
Programação em breve no Guia Curitiba