Notícias

29 jul

Comitiva do Museu Georges Pompidou visita Memorial Paranista em Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00506817

O Memorial Paranista, um dos espaços culturais mais emblemáticos de Curitiba, recebeu na tarde desta segunda-feira (28/7) a visita de uma comitiva do Museu Georges Pompidou, de Paris. O grupo está no Paraná a convite do Governo do Estado, que, em parceria com a instituição francesa, desenvolve o projeto de criação de uma unidade do centro Pompidou em Foz do Iguaçu, a primeira na América Latina.

Representando a Fundação Cultural de Curitiba, o supervisor do Memorial Paranista, Felipe Tkac, conduziu a visita e apresentou à comitiva o jardim de esculturas, o ateliê e os espaços expositivos dedicados ao legado do artista paranaense João Turin.

A delegação francesa foi formada por Julie Narbey, diretora-geral do Museu Georges Pompidou; Gaële de Medeiros, diretor de negócios e desenvolvimento internacional; e Florie Yall, diretora de assuntos jurídicos e finanças.

“Receber uma instituição tão importante quanto o Pompidou, vinda de uma cidade referência em museus modernos como Paris, é uma grande alegria para nós. O olhar deles sobre a história da arte no Paraná é enriquecedor. Às vezes, a gente não percebe certos detalhes que só outros olhares captam. Esse tipo de intercâmbio entre instituições culturais é fundamental”, destacou Felipe Tkac.

Julie Narbey elogiou especialmente o caráter formativo e aberto do espaço. “Achei muito interessante que artistas possam vir aqui para fazer residência e aprender técnicas de escultura. É um lugar único no Brasil, e o fato de ser acessível ao público amplia ainda mais seu valor cultural”, comentou a diretora-geral.

Memorial Paranista

Uma área de 6 mil m² dentro do Parque São Lourenço, revitalizada com elementos de paisagismo, da arquitetura paranista e fontes de água, reúne obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. O Memorial Paranista alia cultura, turismo, meio ambiente e lazer.

Constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições, e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a Loja Curitiba Sua Linda, com produtos de artistas e artesãos curitibanos.