Empregados, ex-funcionários e dirigentes da Urbanização de Curitiba (Urbs) celebraram em grande estilo, na noite desta quarta-feira (23/8), o aniversário de 60 anos da empresa. Reunidos na Capela Santa Maria, espaço da Fundação Cultural de Curitiba, eles assistiram ao concerto da Orquestra à Base de Cordas com regência de João Egashira, diretor artístico do grupo.
“Vocês representam o bem que Curitiba faz aos seus cidadãos”, disse o prefeito Rafael Greca aos funcionários e gestores da Urbs que participaram da comemoração.
Acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, Greca lembrou parte da história da empresa, citando suas atribuições ao longo do tempo, desde a infraestrutura urbana, iluminação, paisagismo, habitação, e lembrando de personalidades que ajudaram a construir, ao longo dos anos, a atual empresa de economia mista. Todos puderam ver juntos um breve vídeo sobre a Urbs.
“Temos um leque de serviços oferecidos, desde o BRT (Bus Rapid Transit), que é símbolo de excelência da nossa cidade, repetido em mais de 250 cidades do mundo”, destacou, ao citar ainda os mercados municipais, a rodoferroviária, a Casa da Acolhida e do Regresso, unidade da Fundação de Ação Social (FAS) localizada na rodoferroviária, além das soluções na área de mobilidade.
Ele também ressaltou avanços no sentido da modernidade administrativa ao falar do Hipervisor Urbano, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos para o planejamento e gestão da cidade em tempo real, de forma inteligente e integrada à Muralha Digital e ao centro operacional do transporte.
“Quando inaugurarmos o Hipervisor, vamos comemorar os 330 anos da cidade, os 60 anos da Urbs e os 58 anos do Ippuc. A população confia nos nossos serviços e na gestão de Curitiba porque a cidade tem instrumentos de eficiência. A Urbs é um desses protagonistas”, completou Greca.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel fez um agradecimento aos empregados da Urbs. “Somos reconhecidos no mundo pelo transporte coletivo. Acredito na integração metropolitana cada vez mais forte para termos tarifa justa e um transporte eficiente. Isso é qualidade de vida para o cidadão. Queremos manter a Urbs forte acompanhado de um crescimento sustentável e inovador”, declarou.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, fez uma retrospectiva dos últimos sete anos, destacando o esforço que a empresa fez para atingir o equilíbrio financeiro. Ele citou ainda a relação de confiança que a população tem em relação à Urbs.
Sonoridade
Ao introduzir a apresentação da Orquestra, o maestro Egashira falou da relevância da Urbs na vida prática da população. “Para comemorar a data, preparamos um programa especial. A primeira obra será a Suíte Curitiba, que vai nos levar a um passeio por compositores curitibanos”, disse. Com arranjo de Egashira, a composição misturou o Hino de Curitiba, a canção Mocinhas da Cidade e hinos de futebol da Capital.
O músico ressaltou a importância de a Orquestra ter como mantenedores a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura.
O programa foi executado pelos músicos: Helena Bel (violino), Jonas Lopes (bandolim), Julião Boêmio (cavaquinho), Junior Bier (viola caipira), João Egashira (violão), Vinícius Chamorro (violão 7 cordas), Wagner Bennert (contrabaixo), Ana Júlia Lima (piano) e Luís Rolim (bateria e percussão).
Presenças
Também participaram da comemoração a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal, e do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; o corregedor-geral, Daniel Falcão Ribeiro; a secretária do gabinete do prefeito, Juliana Cruz Lima; e os vereadores Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Pier Petruzziello, Rodrigo Reis.