Notícias

23 set

Concerto solidário por Flora Purim e Airto Moreira é neste domingo

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
Orquestra à Base de Sopro homenageia Flora Purim e Airto Moreira.
Foto: Divulgação

Os músicos de jazz Flora Purim e Airto Moreira, mundialmente reconhecidos, serão homenageados pela Orquestra à Base de Sopro neste domingo (25/9), às 11h30, na Capela Santa Maria.

Os ingressos estão sendo vendidos no site Minha Entrada e toda a bilheteria será revertida ao casal, que passa por um momento delicado por complicações de saúde. Também está aberta uma vaquinha virtual para colaborar com recursos no tratamento de saúde do músico Aírto Moreira, de 80 anos, que já tocou com Miles Davis e Herbie Hancock.

Com artistas convidados Helinho Brandão, Rogério Leitum e Cristina El Tarran, a Orquestra à Base de Sopro, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, apresenta músicas emblemáticas da carreira do casal do jazz.

O concerto tem direção musical de Davi Sartori e a condução das homenagens será feita pelo radialista especializado em jazz Maurício Cruz. Ao longo da apresentação, o mestre de cerimônias fará comentários e curiosidade da carreira de Flora Purim e Airto Moreira.

“Eles têm uma importância imensurável para a música. Conseguiram abrir as portas para os brasileiros nos Estados Unidos e levaram o Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e muitos outros. Isso mudou totalmente a cena do jazz e esses frutos carregamos até hoje” comentou Davi.

A Orquestra à Base de Sopro é considerada hoje um dos principais grupos de música brasileira do país, e vem se aprimorando na pesquisa de novas sonoridades. Em 2020, durante a pandemia, o grupo fez um vídeo em homenagem aos 80 anos de Airto, no qual o músico participou virtualmente da gravação.

Currículo

Em quase seis décadas de parceria musical e amorosa, a cantora Flora Purim e o percussionista Airto Moreira construíram juntos uma sólida união. No currículo histórias grandiosas, como colaborações com lendas como o pianista Chick Corea, o baixista Stanley Clarke e jantares com John Lennon.

Considerado por muitos como o “pai da percussão moderna”, Airto esteve presente em momentos decisivos da música brasileira: com o Quarteto Novo em 1967, quando Edu Lobo e Marília Medalha ganharam o Festival da Música Brasileira com “Ponteio” e a fundação do grupo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal.

Uma das mais celebradas cantoras, de carreira igualmente gloriosa, Flora foi indicada por críticos como a melhor cantora de jazz dos Estados Unidos por quatro anos sucessivos (de 1974 e 1977). Nos anos 70 gravou ainda ao lado de Carlos Santana, Hermeto Pascoal, Chick Corea e muitos outros, encantados com sua extensão vocal e capacidade de improvisação.

Solidariedade

Três meses atrás, logo após o lançamento do último álbum de Flora, If you will (seu primeiro em 15 anos), Airto teve uma forte pneumonia que provocou diversas complicações. Morando juntos em um apart hotel no centro de Curitiba desde o início da pandemia, eles tiveram que recorrer a uma vaquinha para custear o tratamento.

“É um acontecimento para a gente ter eles aqui na nossa cidade, e nesse momento conseguimos unir essa força para reverenciar tanto a carreira, musicalidade, amizade deles e paralelamente fortalecendo o as contribuições para o reestabelecimento da saúde do Airto”, finalizou Davi Sartori.

Serviço: Orquestra à Base de Sopro

Data: domingo, 25/9, às 11h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: R$ 35 e R$17,50