Um dos maiores estudiosos da música antiga, Ricardo Kanji estará à frente dos concertos da Camerata Antiqua de Curitiba neste fim de semana, na Capela Santa Maria. Reconhecido internacionalmente pelo trabalho com a música barroca, Kanji rege o programa especial de comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Os ingressos estão à venda pelo site Minha Entrada.
Com arte, cultura e história, Curitiba celebra os 200 anos da Independência do Brasil
Confira a programação da Prefeitura pelos 200 anos da Independência no Guia Curitiba
Tenor Vitorio Scarpi abre série de concertos pelos 200 Anos da Independência
As apresentações acontecem nesta sexta-feira (2/9), às 20h, e no sábado (3/9), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Na quarta-feira (7/9) da próxima semana, o concerto será transmitido às 18h30 pelo Facebook da Prefeitura de Curitiba e Youtube do Arte e Cultura Icac.
Coro e orquestra apresentam obras dos principais compositores da época imperial. Entre as peças, os conhecidos Hino e Abertura da Independência, escritos por D. Pedro I (1798-1834), serão executadas mantendo os detalhes musicais da época.
“Vamos tocar a música no estilo da época, bem distantes do estilo musical que conhecemos hoje em dia”, explicou o maestro, citando também a execução do Hino Nacional Brasileiro escrito por Francisco Manoel da Silva (1795-1865) e Joaquim Osório Duque-Estrada (1870-1927).
Para o concerto a Camerata recebeu ainda um acréscimo de um naipe de sopros que potencializam as composições. “As pessoas irão sentir as mudanças sonoras, pois são detalhes que fazem bastante diferença. É uma versão mais sinfônica e delicada”, disse.
Completam o repertório obras de dois professores de Dom Pedro I, Sigismund von Neukomm (1778-1858), aluno de Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico, e José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), responsável pela obra máxima do período, a Missa de Santa Cecília.
Ganham destaque os solistas do Coro da Camerata, a soprano Luísa Favero, a contralto Diana Danieli, o tenor Alexandre Mousquer e o baixo Cláudio de Biaggi. “Estou muito contente com a receptividade da orquestra e do coro, tanto pelo interesse como pela excepcional qualidade. É legal trabalhar com gente que é ávida por coisas novas e que tem respeito pelas minhas opiniões”, finalizou Kanji.
Bicentenário da independência é eternizado com escultura no Memorial de Curitiba
Serviço: Bicentenário da Independência do Brasil
CAMERATA ANTÍQUA
Regência – Ricardo Kanji (SP)
Data: sexta-feira (2/9), às 20h, e sábado (3/9), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos
Data: quarta-feira (7/9), às 18h30
Facebook Prefeitura de Curitiba
Youtube Arte e Cultura ICAC