Notícias

8 mar

Conjunto de Curitiba abre festival internacional de chorinho na França

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00435096

Na semana em que o gênero musical chorinho foi oficialmente consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Conjunto Choro e Seresta de Curitiba se prepara para ir à França, abrir o Festival de Choro de Paris, um dos mais importantes do mundo, que neste ano estará na 20ª edição. A apresentação está marcada para o dia 29 de março, na Maison du Brésil.

O convite para essa oportunidade surgiu ano passado, durante as comemorações do 50º aniversário do grupo, quando veio a Curitiba uma delegação europeia ávida pelo conhecimento do choro brasileiro. Conhecido como o “chorinho da feira do Largo da Ordem”, o grupo se reúne em frente à Praça Garibaldi, ao lado do Relógio das Flores, todos os domingos desde 1973, sendo o segundo mais antigo do gênero em atividade no país.

Entre os visitantes estavam os dirigentes de instituições como o Clube do Choro de Paris, a Casa do Choro de Toulouse e o Clube do Choro de Colônia, na Alemanha, além de vários alunos dessas instituições que viajaram ao Brasil para conhecer mais fundo esse gênero musical e foram recebidos pelo grupo curitibano através de oficinas e aulas com os músicos locais.

Integram ainda a programação do Festival outros grandes nomes do gênero no país, como Yamandu Costa, Alexandre Rodrigues e Toca Tatu. “Este convite é uma genuína homenagem não apenas aos 50 anos de dedicação do conjunto, mas também ao inestimável valor e à diversidade da cultura musical brasileira”, ressalta João Luís Rodrigues, pandeirista.

Essa participação representa uma oportunidade para o conjunto mostrar seu talento diante de um público internacional, além de celebrar a exuberância do Choro produzido no Paraná. “Esse convite é uma oportunidade de divulgar o choro curitibano pelo mundo, e também o reconhecimento de 50 anos de trabalho do Conjunto Choro e Seresta, na performance, pesquisa e difusão do gênero na cidade”, completou Lucas Melo, violonista.

O Conjunto Choro e Seresta tem o propósito de apresentar um repertório que apresente reverenciando os compositores locais e oferecendo uma autêntica amostra do que a música paranaense tem de melhor a oferecer, com nomes como Waltel Branco, Claudio Menandro, Janguito do Rosário e Daniel Migliavacca.