O Conservatório de Música Popular Brasileira completa hoje 24 anos dedicados ao ensino e à produção de eventos artístico-culturais na área de música brasileira, popular (autoral) e folclórica. Instalado no histórico Solar dos Guimarães, edificação do século 19 especialmente revitalizada para abrigar a instituição, o Conservatório de MPB é comandado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
O endereço tem sido sinônimo de ensino democrático, contando com renomados professores no atendimento a alunos de diversos instrumentos, canto. De suas salas de aula saíram nomes que se destacam no cenário artístico curitibano, muitos deles com atuação em todo o Brasil e no exterior. O percussionista Vina Lacerda, o clarinetista Sérgio Albach e o violonista João Egashira são bons exemplos. Egashira inclusive é o atual coordenador de música popular da Oficina de Música de Curitiba.
“O Conservatório faz 24 anos preservando a história e a identidade da MPB. Com essa bagagem já estamos atendendo a segunda geração de famílias, são pais que completaram seus estudos aqui e que agora trazem seus filhos, outro exemplo disso é o novo grupo que estamos formando, o Grupo Brasileiro, que dá continuidade ao trabalho desenvolvido no Coral Brasileirinho” ressalta a coordenadora do espaço, Sandra Dias.
Sandra explica que a estrutura do Conservatório de MPB compreende a manutenção de quatro grupos artísticos que são referência no cenário musical nacional: a Orquestra À Base de Corda, a Orquestra À Base de Sopro, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão. O Conservatório também realiza os programas Pixinguinha na Praça, Terça Brasileira no Paiol, Afina-se e Roda de Choro, que colocam ao alcance do público a produção dos músicos curitibanos.
As salas de aulas do Conservatório de MPB de Curitiba abrigam mais de 1.200 alunos, divididos em 33 cursos nas áreas de instrumento, canto, estruturação musical, didática e história da música, ao lado de diferentes práticas de conjunto e aulas teóricas. Local destinado ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais, o Conservatório abre espaço para as vertentes popular autoral e folclórica, oferecendo, ainda, biblioteca e fonoteca especializadas em MPB.