Notícias

11 ago

Convidada internacional contribui para trabalho vocal do Coro da Camerata

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
unnamed

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba teve uma semana intensa de preparação vocal com a participação da convidada internacional Eiko Senda. Nascida no Japão e radicada no Uruguai, Eiko Senda passou uma semana imersa nos ensaios e atividades do grupo curitibano, trazendo um conjunto de habilidades e conhecimentos para enriquecer a abordagem do coro.
O resultado poderá ser visto nas próximas apresentações do Coro, nos dias 18 e 19 de agosto. Imagens Teatrais na Música Sacra será regido pela regente argentina Helena Cànepa, e os ingressos estão disponíveis na plataforma ZET.
A visita de Eiko Senda teve um foco fundamental na saúde vocal e na preparação técnica dos cantores. Ela não apenas se concentrou na execução musical, mas também enfatizou a importância do alinhamento postural, da consciência corporal e do equilíbrio interno.
As manhãs foram dedicadas ao trabalho com o grupo completo, e durante as tardes, Eiko realizou sessões individuais com os coralistas. A última vez em que ela havia assistido ao grupo foi há 5 anos e comentou que percebeu uma grande melhoria desde então.
“Ese coro é um dos melhores do Brasil sem dúvida nenhuma. O coro faz um milagre todo dia, é uma mistura de algo divino com uma tremenda disciplina. Apenas nessa semana deu para acrescentar movimentos de imediato com muito detalhe e concentração”, disse a formadora coral.
Para Janete Andrade, coordenadora artística do grupo, existe uma série de elementos interconectados que contribuem para um resultado artístico de alta qualidade. “O coralista precisa ser pensado como um todo, não apenas no resultado, que seria ler as notas e fazer o concerto. Tem muitos outros trabalhos que têm que ser agregados a esse momento final. Como um atleta, que precisa unir vários profissionais para dar conta”, disse Janete Andrade, coordenadora de música.
A presença e os ensinamentos de Eiko Senda não apenas aprimoraram a habilidade vocal dos membros do coro, mas também contribuíram para o aspecto coletivo e harmonioso do grupo. Seu trabalho ajudou a alinhar as vozes individuais dos cantores, criando um resultado musical coeso e impressionante.
“Está sendo muito proveitoso, ela é incrível com conhecimentos valiosos que adicionam muito para o trabalho do coro, ela ajuda na técnica vocal sem esquecer como isso influencia no resultado artístico. O trabalho dela é especial porque ela ajuda que o trabalho individual de cada um harmonize com a voz do colega”, disse Lúcio Hossaka, coralista do coro.

Biografia
Eiko Senda trouxe uma perspectiva para o coro, compartilhando conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira musical. Entre os prêmios conquistados durante a sua carreira, estão os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988; o de melhor cantora estrangeira na Argentina, o de Patriota Cultural pela embaixada japonesa em Montevidéu, e um Concurso Internacional Maria Callas.
Toda essa experiência foi compartilhada com os membros do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, enriquecendo seu repertório e abordagem musical.
Eiko Senda é uma soprano lírico-spinto que se apresentou nos principais teatros do país. Ela realizou mais de 80 apresentações de Madama Butterfly e se especializou em óperas de Carlos Gomes, de quem já interpretou Maria Tudor, Condor e Lo Schiavo.
Ela também é conhecida por sua interpretação da lírica wagneriana e italiana, destacando-se nos papéis de Senta (Der Fliegende Holländer) e Isolde (Tristan und Isolde). Em seu repertório, constam ainda Alice Ford (Falstaff, Verdi), Amelia (Un Ballo in Mashera, Verdi), Tosca (Tosca, Puccini) e Donna Anna (Don Giovanni, Mozart).