Notícias

21 set

Coro da Camerata apresenta panorama da música brasileira

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
22227

Villa-Lobos é o destaque do concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba neste fim de semana. Através de um dos principais compositores brasileiros, o regente do Rio de Janeiro Carlos Alberto Figueiredo conduz um repertório de textos musicados do Velho Testamento e poesias de Dante Alighieri, Margarida Finkel e Manuel Bandeira.

As apresentações acontecem neste sábado (24/9) e no domingo (25/9), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Ingressos estão à venda na bilheteria do espaço ou pelo site Minha Entrada.

Com o tema Villa-Lobos, a carta e poesias, o programa do concerto apresenta composições e arranjos de músicos cariocas e está dividido em três blocos que fazem um panorama da música brasileira do século 18 ao 20.

“Há uma abrangência muito grande quanto a temas e momentos da música. Quem vier assistir vai aproveitar um programa bastante variado que mostra como é linda a nossa arte”, explicou Carlos Alberto Figueiredo, regento do concerto

No primeiro bloco, serão apresentadas composições dos séculos 20 e 21. No segundo, duas obras litúrgicas para Semana Santa, de José Maurício Nunes Garcia, o mais importante compositor brasileiro do período colonial.

Já no terceiro e último bloco, estão arranjos e adaptações. Destaque para o arranjo de Vicente Ribeiro sobre Dos Rios – de Cláudio Nucci e Juca Filho, com texto feito a partir de nomes de rios brasileiros – e a obra Irerê – uma adaptação de Marcos Leite da Dança do Martelo, das Bachianas no.5 de Heitor Villa-Lobos e poesia de Manuel Bandeira.

Regente

O maestro carioca dirige o Coro de Câmera Pro-Arte desde sua fundação, há 46 anos, e também o Coro de Câmara da Associação de Canto Coral.

Seu último trabalho com o Coro da Camerata foi há 16 anos. Desde então, tanto a música erudita brasileira como o grupo curitibano tiveram grandes alterações. “Quando vim a primeira vez, o concerto foi mais fechado, agora o Coro é outro, houve uma renovação recente no grupo e arranjos novos entraram no repertório”, comentou.

Carlos Alberto também tem ministrado cursos de Regência Coral na Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro e de Análise de Repertório Coral, no Instituto Superior de Música Esperanza Azteca, de Puebla, México, e na Pós-Graduação em Regência Coral do Conservatório Brasileiro de Música.

Primavera chega e a Orquestra de Câmara apresenta As Quatro Estações
Serviço: Coro da Camerata Antiqua

VILLA-LOBOS, A CARTA E POESIAS
Regência – Carlos Alberto Figueiredo (RJ)

Datas: sábado (24/9), às 18h30, e domingo (25/9), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos na bilheteria da Capela ou pelo site Minha Entrad