O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta em Antonina, na quarta-feira (19), às 20h, na tradicional Igreja São Benedito. O concerto acontece dentro da programação do 27º Festival de Inverno da UFPR e tem a regência da maestrina e diretora musical Mara Campos. A entrada é gratuita.
No programa estão obras de diversos períodos e estilos, como Tom Jobim, João Bosco, Osvaldo Lacerda, Mozart Camargo Guarnieri, entre outros. “O que predomina no programa é a temática sacra e espiritualizada. Apesar das obras serem variadas, elas têm um fio condutor. A sonoridade varia entre composições singelas e delicadas e também muito aprimoradas, e outras com uma expressão mais forte e expansiva”, comenta a regente Mara.
Festival de Inverno – A 27ª edição do Festival de Inverno da UFPR será realizada entre os dias 14 e 19 de julho com ações culturais nos municípios de Antonina, Matinhos e Paranaguá – cidades com sede da universidade. Durante os seis dias de programação, o evento terá oficinas, espetáculos, exposições e atividades de formação, todos com o objetivo de promover a valorização da diversidade cultural e da solidariedade entre as comunidades locais.
Sobre o grupo – Fundado em 1974, como parte da Camerata Antiqua, desde o início de suas atividades o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba destacou-se pela originalidade e leveza na interpretação da música renascentista e barroca, levando o grupo a desenvolver também programas “a cappella”. Essa proposta intensificou-se a partir de 1982, sob a regência de seu fundador, o maestro Roberto de Regina, e de eminentes convidados brasileiros e estrangeiros, entre eles o maestro Gerard Galloway, que por longo período respondeu pela orientação técnica do Coro.
A versatilidade do Coro da Camerata tem se confirmado com a realização, nos últimos anos, de programas cênicos que valorizam a qualidade musical, somada à criatividade no uso da expressão corporal, figurinos, maquiagem, adereços, cenário e luzes. O trabalho vitorioso do grupo tem o respaldo de nomes consagrados na música, como a cantora lírica Neyde Thomas, orientadora de técnica vocal no período de 1992 a 2011; o maestro Wagner Polistchuk, que assumiu a direção artística da Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra), de 2009 a 2011; e a regente titular do Coro, Helma Haller, de 2009 a 2012. Em 2013 e 2014, a maestrina cubana Maria Antonia Jimenez assumiu a regência. Atualmente, a maestrina Mara Campos está à frente do Coro da CAC como regente titular e diretora musical.
Serviço:
Festival de Inverno da UFPR em Antonina
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Regência: Mara Campos
Dia 19 de julho às 20h
Local: Igreja São Benedito
Programa:
Tom Jobim (1927-1994)
Canta mais [arr. Mara Campos]
Claudio Monteverdi (1567-1643)
Cantate Domino [a 6, Selva morale e espirituale]
Clément Janequin (1485-1558)
Le chant des oiseaux
Ola Gjeilo (1978)
Ubi Caritas
Eric Whitacre (1970)
Alleluia
Antonio Vaz (1884-1972)
Mulungu fuloriô
João Bosco (1946)
Caça a raposa [arr. Lincoln Antônio)
Osvaldo Lacerda (1927-2011)
Romaria [textos de Carlos Drummond]
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
Sanctus [da Missa Dilígite]
Edmundo Villani Cortes (1930)
Frevo fugato
Johan Sebastian Bach (1685-1750)
Befiehl du deine Wege [da Paixão Segundo São Mateus]