O trabalho com a terra é uma forma de se conectar com a natureza. O resgate desses valores foi foco da aula de microjardinagem oferecida pela Oficina Verde nesta sexta-feira (20).
Os gestores ambientais Iracema Bernardes e Vagner Cypriano de Aguiar foram voluntários para ensinar as técnicas de plantio em pequenos vasos. Com a participação de crianças e adultos, a oficina aconteceu na praça da Capela Santa Maria, palco da Oficina Verde, que tem programação até o dia 27. “O microjardim é uma forma de se conectar ao mundo natural e observar o desenvolvimento de uma planta. Em um pequeno espaço pode se ter um grande número de plantas”, explicou Iracema.
O encantamento das crianças com a atividade também serviu de motivação para os pais. A maestrina Priscila Prueter levou os dois filhos, Thiago e Gabriel, para a vivência. “A geração deles é muito ligada à tecnologia. Se não estivéssemos aqui, eles provavelmente estariam no computador. Por isso é importante levar esse conhecimento para casa e multiplicá-lo”.
Thiago, de 11 anos, explicou o que ele vivenciou na oficina. “Eu peguei um vaso reciclável, coloquei pedra, areia e terra e depois coloquei as plantinhas”. O irmão, Gabriel, de 7 anos, gostou muito da aula e até ganhou um novo animal de estimação. “No meu vaso veio até uma minhoca!”, brincou.
Sílvia Rosler de Souza é consultora ambiental e professora universitária e levou a filha Beatriz, de 4 anos. “Quando era criança, minha mãe me ensinou a lidar com as plantas. Agora quero passar essa experiência para minha filha”, revelou.
A Capela Santa Maria, local de todas as atividades da Oficina Verde, fica na Rua Conselheiro Laurindo, 273, no Centro. A participação nos eventos é gratuita.
Última Semana
Sempre realizada no mês de janeiro, a Oficina Verde abre o calendário anual de eventos do Programa de Conscientização Ambiental Nós e o Meio Ambiente, uma ação permanente da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.
A programação da Oficina Verde prossegue na próxima semana, com as seguintes atividades:
17/01, às 14h, Compostagem Doméstica: do Lixo ao Adubo,
com Flávia de Sá Sotto Maior.
23/01, Oficina de Ervas Aromáticas, Temperos e Hortaliças, com o Mago Jardineiro,
às 14h (para crianças) e 16h (para adultos);
24/01, às 14h, Oficina do Cidadão ECOresponsável – Como ser Lixo Zero no Dia a Dia?,
com Juliana Silva e Katiani Louise; às 16h – Oficina Construção de Ações para Cuidar do Meio Ambiente, com Betti Marlene Wetzel;
25/01, às 14h, Oficina para Confecção de Bolsas ou Sacolas Reutilizáveis, Com Tecidos Provenientes de Sombrinhas Danificadas,
sob orientação de Marisa Nicolak.
26/01, às 14h, Oficina de Confecção de Recheios de Almofadas e Acolchoados, Reutilizando Isopor,
com Cremildes Ferreira Bahr;
Texto: Assessoria Prefeitura de Curitiba