Notícias

6 jul

Curitiba Lê App é apresentado em seminário internacional

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00349373

O aplicativo Curitiba Lê Digital, da Fundação Cultural de Curitiba, disponível no Curitiba App foi selecionado como uma das experiências inovadoras para ser apresentadas no 13º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que será realizado em São Paulo de 5 a 7 de julho, com o tema geral Culturas Digitais: Movimentos e Possibilidades. O Curitiba Lê App foi escolhido para compor o painel Bibliotecas Digitais.

Realizada anualmente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, a iniciativa já é consagrada como uma das mais importantes da área na América Latina. O evento promove encontros, palestras e mesas-redondas para reflexão sobre os desafios e problemáticas no setor de bibliotecas, e reúne experiências voltadas a aprimorar programas e serviços prestados à comunidade, como é o caso do Curitiba Lê App.

A experiência curitibana será apresentada no evento pela coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, Mariane Filipak Torres.

“A seleção do projeto Curitiba Lê Digital para apresentação no Seminário Internacional Biblioteca Viva mostra a importância de iniciativas do poder público para ampliar o acesso aos livros e à leitura para os cidadãos, ampliando o alcance das bibliotecas físicas para as inúmeras possibilidades do mundo digital”, diz Mariane.

Esta é a segunda vez que um programa da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba é selecionado para o seminário. Em 2019, o próprio Curitiba Lê, programa de incentivo à leitura desenvolvido há mais de 10 anos nas Casas da Leitura, foi apresentado no evento internacional.

Acesso a mais de 200 obras literárias

A plataforma digital foi lançada em 2020, para comemorar os 10 anos do programa Curitiba Lê. O serviço está integrado ao Curitiba App, disponível gratuitamente em smartphones e tablets, oferecendo aos cidadãos o acesso fácil a dez obras literárias de autores de Curitiba e a 219 livros de domínio público da literatura universal.

Em dois anos de existência, o app do Curitiba Lê já teve 15.509 acessos e 6.617 downloads. O título mais procurado no app é “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, com 345 downloads.

O projeto foi desenvolvido numa parceria da Fundação Cultural e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura com a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Para acessar o app do Curitiba Lê, os leitores devem baixar o aplicativo Curitiba APP na App Store para iPhone e iPad, e no Google Play para os aparelhos com plataforma Android.

O catálogo conta com diversos gêneros literários, com opções para todas as idades e todos os gostos. No caso das obras de domínio público, é possível fazer o download, enquanto os livros de autores curitibanos ficam disponíveis para leitura on-line.