Notícias

18 abr

Curitibinhas lotam o Teatro Guaíra para assistir ao balé O Lago dos Cisnes

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00442060

Uma princesa vítima de um feitiço fica aprisionada no corpo de um cisne branco. De dia, ela vive no lago feito com as lágrimas de sua mãe e, à noite, liberta-se para viver como humana. A história do balé O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, embalou a imaginação de dois mil estudantes da rede municipal que, nesta quarta-feira (17/4), lotaram o Teatro Guaíra para acompanhar o ensaio do espetáculo em companhia do prefeito Rafael Greca.

O balé será apresentado nesta quarta e quinta (18/4), às 20h, no Guairão. Os ingressos estão esgotados.

Acompanharam o ensaio estudantes de escolas e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das dez regionais. A atividade faz parte do programa Linhas do Conhecimento, que promove aulas de campo em espaços de interesse da cidade.

“Bem-vindos ao teatro, para que todos tenham amor à arte. Vocês poderão ser também como estes bailarinos, atores, ou o que sonharem”, disse o prefeito.

O espetáculo integra as comemorações do aniversário de 331 anos de Curitiba e conta com a participação especial dos bailarinos Ana Botafogo, Cícero Gomes e Juliana Valadão, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A direção geral e artística é de Nicole Vanoni.

“Nossa, este lugar é gigante, eu nunca tinha vindo aqui”, espantou-se Thiago Henrique, do pré da Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado.

Débora Alves, do pré do CMEI Vila Nori (Pilarzinho), ficou encantada.

“Já fui ao cinema, mas isto aqui é demais”, comentou a menina.

Linhas do Conhecimento

Mais de 309 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento desde o início das atividades, em 2017. O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças.

O Linhas do Conhecimento atende todas as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. Este ano, traz propostas inéditas que incluem atividades na Casa de Leitura Miguel Cervantes, Centro Cultural PUC-PR, Casa Romário Martins, Solar do Barão.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o Linhas foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. “Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto”, resumiu.

O espetáculo

O Lago dos Cisnes é uma obra-prima do compositor russo Piotr Tchaikovsky (1840-1893). A peça estreou em Moscou em 1877. Seu sucesso em palcos de todo o mundo se deve à excepcional melodia do compositor russo e ao nível técnico de excelência exigido dos bailarinos.

Presenças

Também acompanharam a proposta cultural a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Castro; o diretor do Teatro Guaira, Cleverson Cavalheiro; o diretor artístico do Teatro Guaira, Áldice Lopes; a diretora do espetáculo, Nicole Vanoni; e o coordenador do Programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini.