Com filmes dos mais diversos gêneros, começa nesta quinta-feira (13/7) a segunda edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, o Saci. A mostra acontece até o dia 23 de julho e passa por dois espaços da Fundação Cultural de Curitiba: Teatro da Vila (CIC) e o Cine Passeio. Nesses dois locais as sessões são gratuitas. O Saci acontece também no Museu Oscar Niemeyer com sessões pagas.
O festival promove filmes e animações para o público infantil. O evento conta com três categorias diferentes: Mostra Oficial de Longas, Mostra Competitiva Curtas e Palestras e Debates.
Nos dez dias de Saci serão exibidos mais de 40 obras diferentes, de diversas nacionalidades, como Espanha, França e Canadá, além de outros países.
Curtas no Cine Passeio
No Cine Passeio o festival terá exibições de quinta-feira (13/7) a quarta (19/7). Nesse período serão apresentados 27 curtas nacionais e internacionais. As sessões são gratuitas e acontecem todos os dias (exceto na segunda quando o espaço está fechado), às 13h.
Os curtas são divididos em seis sessões que trazem temáticas diferentes: Medos e Coragens, Chegadas e Partidas, Entendendo Quem Sou Eu, História e Sociedade, Tecnologia e Saberes e Territórios e Aventuras. A classificação varia conforme a sessão.
Teatro da Vila
No Cineteatro da Vila, na Vila Nossa Senhora da Luz (CIC), serão exibidas sessões da Mostra Competitiva de Curtas, com oito filmes. As sessões são gratuitas e acontecem nos dias 22/7 (sábado) e 23/7 (domingo), às 15h.
No sábado as sessões têm classificação de 4 anos e trazem como temática Medos e Coragens. A programação conta com os filmes nacionais Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas, A Menina Atrás do Espelho e Sobre Amizade e Bicicletas.
Já no domingo, a classificação é de 2 anos de idade e conta com filmes de temática “Entendendo quem sou eu”. Durante a tarde serão exibidos os filmes: Malkoak (Espanha), La Poule Noire (França), Ich Habe Keine Angst! (Eu Não Tenho Medo!) (Alemanha e Noruega), Palavras Mágicas (Brasil) e Kwat e Jaí – os bebês heróis do Xingu (Brasil).
Museu Oscar Niemeyer
No MON as sessões começam na sexta-feira (14/7) com a exibição do longa dos Países Baixos, OINK, marcando a abertura do festival, às 19h. As outras sessões acontecem do sábado (15/7) até domingo (23/7), das 11h até às 18h30. Durante a tarde serão exibidas sessões da Mostra Competitiva de Curtas e da Mostra Oficial de Longas e sessões especiais com audiodescrição.
O museu também será palco para a cerimônia de premiação dos melhores curtas da Mostra Competitiva. Durante a tarde, também no espaço, acontecem palestras e debates. São quatro encontros no total, que trazem temas derivados da infância.
Os ingressos no MON têm valores de R$ 20 (inteira) e R$10 (meia), e podem ser adquiridos no site.
A programação completa com todos os filmes pode ser conferida no site.