Em março, a programação de literatura da Fundação Cultural de Curitiba entra em clima de celebração, com o aniversário de 331 anos da cidade e atividades em homenagem ao dia das mulheres. A programação completa está AQUI.
Dia da mulher
Ler para não Esquecer: Elas é uma roda de leitura que antecipa a celebração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A atividade será desenvolvida na Casa da Leitura Laura Santo, na Rua da Cidadania do Tatuquara. A roda irá trazer uma seleção de textos escritos por mulheres, que repensam a situação feminina na sociedade, nesta quarta (6/3), às 15h.
Já na Casa da Leitura Miguel de Cervantes na sexta (8/3), às 10h, e na quarta da semana seguinte (15/3), às 15h, a roda Leia como uma Garota traz o conto Os Porcos da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida.
O Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro irá homenagear a data com o expositor temático Dia Internacional da Mulher, onde estarão livros de escritoras do mundo todo. Poesias de autoria feminina também estarão em exposição com o varal literário A poesia por Elas, na Casa da Leitura Marcos Prado, durante todo mês de março.
Contação de história não poderia ficar de fora das atividades, com a vida de Malala Yousafzai, que será contada na sexta (22/3) às 15h, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam.
331 anos de Curitiba
No dia 29 de março Curitiba celebra seus 331 anos de história e a programação literária traz rodas de leitura, exposições e contação de histórias para participar dessa festa.
O poeta Paulo Leminski entra nessa celebração com a roda de leitura Curitiba em Verso e Clique, na Casa da Leitura Hilda Hilst. A obra Quarenta Clics em Curitiba, que combina poesias do autor com registros fotográficos de Jack Pires, será apresentada na quarta (27/3), às 15h.
As Casas da Leitura Laura Santos e Manoel Carlos Karam também comemoram o 331º aniversário da cidade com a roda de leitura Curitiba em Muitas Vozes, que apresenta textos onde Curitiba é o espaço ou temática das histórias. A roda acontece na sexta (22/3), às 15h, na Casa da Leitura Laura Santos, e na quarta (27/3), às 14h, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam.
O expositor temático Curitiba Lê e Escreve, na Casa da Leitura Maria Nicolas, entra no clima do aniversário e do Dia das Mulheres com exposição de obras de escritoras curitibanas. Enquanto na Casa da Leitura Wilson Bueno, a contação de história Curitiba, Poty e Manoel celebra os 331 anos de Curitiba e os 100 anos de Poty Lazzarotto, que faria aniversário também no dia 29, com leitura de poemas de Manoel de Barros, na sexta (22/3), às 15h.
Programação literária gratuita de março
Bondinho da Leitura
Segunda a sábado (1 a 27/3)
8h30 às 17h30 – Expositor Dia Internacional da Mulher
Local: Rua XV de Novembro, s/n – Centro
Casa da Leitura Maria Nicolas
Segunda a sexta (1 a 29/3)
8h30 às 17h30 – Expositor – Curitiba Lê e Escreve
Local: Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade – Rua da Cidadania de Santa Felicidade
Casa da Leitura Marcos Prado
Segunda a sexta (1 a 27/3)
8h30 às 17h30 – Varal Literário – A Poesia por Elas
Local: Rua Pastor Antonio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão
Casa da Leitura Laura Santos
Quarta (6/3), 15h – Roda De Leitura – Ler para não esquecer: Elas
Sexta (22/3), 15h – Roda de Leitura – Curitiba em Muitas Vozes
Local: Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Rua da Cidadania Tatuquara
Casa da Leitura Miguel de Cervantes
Sexta (8/3 às 10h, e 15/3 às 15h) – Roda de Leitura – Leia como uma Garota
Local: Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1.238, Praça da Espanha – Bigorrilho
Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Sexta (22/3)
15h – Contação de História – Malala Yousafzai
Quarta (27/03)
14h – Roda de Leitura – Curitiba em Muitas Vozes
Local: Rua Batista Ganz, 453 – Santo Inácio
Casa da Leitura Hilda Hilst
Quarta (27/03)
15h – Roda De Leitura – Curitiba em Verso e Clique
Local: Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru
Casa da Leitura Wilson Bueno
Sexta (22/03) – 15h – Contação de História – Curitiba, Poty e Manoel
Local: Av. República Argentina, 3.430 – Portão (Portão Cultural)