Notícias

23 maio

Ensemble de cordas apresenta a intensidade emocional de Brahms e Borodin

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Sexteto de Cordas 2(1)

Em apresentação única e gratuita, o ensemble de cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta sextetos de Brahms e Borodin. Essa é uma homenagem aos 190 anos de nascimento desses renomados compositores da música clássica. O concerto será neste sábado (27/5), às 18h30, na Capela Santa Maria, sob a direção musical do spalla Winston Ramalho. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

O ensemble, composto por músicos de excelência, contará com a participação de Winston Ramalho e Francisco de Freitas Jr. nos violinos, Guilherme Santana e Denis Castilho nas violas, além de Marcus Ribeiro e Klaiton Laube nos violoncelos. Essa formação única marca o cenário intimista dos concertos na Capela Santa Maria.

Abre o programa o Sexteto para Cordas nº 2 em Sol Maior, de Johannes Brahms. Em quatro movimentos, o sexteto demonstra a genialidade do compositor alemão, explorando timbres mais escuros e uma formação instrumental incomum. Em seguida, será executado o Sexteto para Cordas em Ré menor, uma composição marcante de Aleksandr Borodin, outro mestre da música clássica, conhecido por suas melodias cativantes e influência nacionalista.

O diretor musical Winston Ramalho expressou paixão e entusiasmo pelo repertório selecionado: “As peças são verdadeiras joias da música de câmara. A combinação dos timbres mais escuros dos instrumentos escolhidos proporciona uma sonoridade única e emocionante. Tenho certeza de que o público será transportado para um universo musical de intensidade emocional extraordinária”, declarou Ramalho.