A Companhia Karagozwk vai levar, de quinta-feira (19/10) a domingo (22/10), ao Teatro da Vila da CIC, o espetáculo gratuito O Filho do Vento, inspirado na obra de Rogério Andrade Barbosa.
Apoiado no teatro de sombras, antiga arte de contar histórias, a peça dirigida por Marcelo Karagozwk e apresentada por Gil Rodrigues é uma adaptação de conto inspirado na cultura oral do povo africano San.
Há séculos, a etnia, também conhecida como bosquímanos ou povo seminômade, habita o Deserto do Kalahari, o quinto maior do mundo, com 930 mil km², no Sul da África.
Apoio Cultural
O espetáculo O Filho do Vento integra o programa de apoio e de iniciativa à cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para o proponente do projeto cultural O Filho do Vento, Marcello Andrade dos Santos, levar a peça ao Teatro da Vila, na CIC, é uma grande oportunidade de expressar a cultura, a arte e o teatro para diferentes públicos também nas periferias.
“A cultura é para todos e nós artistas precisamos ir onde o público está. Essa também é a função do projeto O Filho do Vento, levar o teatro para vários circuitos espalhados pela cidade, principalmente para algumas plateias sem condições econômicas de acompanhar os shows e espetáculos teatrais”, destacou.
Ativo para o povo
Segundo Marcello Andrade, a Companhia Karagozwk já se apresentou em vários locais públicos, entre eles, o Teatro do Piá e também a tradicional Feira do Largo da Ordem, aos domingos, no bairro São Francico.
“Sem falar que espaços como o Teatro da Vila representam um importante ativo e uma estrutura fundamental para desenvolver a arte e levar a cultura para a comunidade”, completou.
Sinopse
Mãe Vento e seu filho moravam numa cabana isolada, no alto de uma grande montanha. O menino não tinha nenhum amigo para brincar. Quando o vento soprava devagar, a única distração do garoto era observar os antílopes que vinham pastar nas encostas em torno da casa.
Então, o Filho do Vento ficava bem quieto e assobiava baixinho para não espantar os animais. Um dia, avistou um menino de sua idade, Nakati, subindo a montanha.
O Filho do Vento pegou sua bola e saiu correndo em sua direção. Rolando a bola, um para o outro, formou-se a amizade.
Companhia Karagozwk
O grupo artístico pesquisa a arte milenar do teatro de sombras há 39 anos, percorrendo palcos de Curitiba, do Paraná, do Brasil e do mundo, com espetáculos, oficinas e workshops.
A companhia é citada como referência nesta arte, desde o ano 2009, no Dicionário do Teatro Brasileiro, Editora Perspectiva, e segue descobrindo novas possibilidades estéticas e tecnológicas desenvolvendo iluminação e cenografias, comprometidas com a sustentabilidade.
Serviço: O Filho do Vento
Data: quinta (19/10) e sexta-feira (20/10), às 9h e às 14h; sábado (21/10), às 16h; e domingo (22/10), às 11h
Local: Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 41 – CIC)
Entrada gratuita
Contato: (41) 3321-3357