Notícias

3 nov

Fernanda Takai canta sucessos do Pato Fu no Conservatório de MPB de Curitiba

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
22285

Antes que Seja Tarde, Trevo de Quatro Folhas e Canção pra Você Viver Mais foram algumas das músicas que Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu, cantou na tarde desta quinta-feira (27/10) num pocket show no palco do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. A escritora, cantora e vocalista da banda mineira Pato Fu, veio à capital paranaense a convite da Fundação Cultural de Curitiba para um bate-papo com os alunos, pais, fãs e frequentadores do Conservatório.

O encontro reuniu cerca de 50 pessoas na praça Jacob do Bandolim, dentro do CMPB, desde pessoas que acompanharam o nascimento da banda Pato Fu há 30 anos, até crianças do Projeto MusicaR – iniciativa gratuita de musicalização e canto coral para crianças e adolescentes da Fundação Cultural de Curitiba estiveram no encontro.

Durante a conversa com os fãs, Fernanda falou um pouco sobre o projeto Sons Nikkei, que junta instrumentos brasileiros com japoneses, a carreira como cantora e escritora e maternidade e até cantou um trechinho da música Antes que seja Tarde, que segundo a artista é sua composição favorita.

Mesmo com a chuva marcando presença, o encontro foi recheado de risadas, memórias e nostalgia. Entre relatos e perguntas durante o encontro foi relembrado as memórias que os fãs têm com as músicas de Fernanda Takai, ressaltando como as músicas da cantora ajudaram em alguma fase da vida.

No bate-papo Fernanda contou um pouco sobre como a música surgiu na sua vida, quando se mudou da Bahia para Minas Gerais e para se adaptar ao novo local, os pais a matricularam em uma escola de música. Sua música favorita, Antes que seja tarde, foi inspirada nesse período vivido pela artista.

“Se vocês se encontraram com a música nunca deixe ela de lado, porque ela realmente é nosso amuleto da sorte” disse Fernanda Takai.

Uma parte importante do início de sua carreira foi o apoio enorme que ela recebeu dos pais, sempre a encorajando a seguir seus sonhos. Fernanda também contou como surgiu a banda Pato Fu, que está completando 30 anos.

Ela diz que costumava frequentar uma loja de equipamentos musicais, que era de John Ulhoa, hoje seu marido e também um dos integrantes da banda. Na loja também trabalhava Ricardo Koctus, baixista da banda.

Fernanda conta que costumava frequentar a loja muito e conversava constantemente com John e Ricardo sobre música, até que um dia resolveu entregar a ele uma fita com músicas autorais. John gostou de sua voz e resolveu convidá-la para o novo projeto que ele estava elaborando: a banda Pato Fu.

A artista ainda contou um pouquinho como funcionam as tomadas de decisão dentro da banda. “Existe uma democracia enorme na nossa banda, essa é uma das chaves pra gente durar tanto tempo. Fazemos votação para qualquer decisão, seja o repertório ou o horário do voo”, disse.

Para as comemorações do aniversário de 30 anos da banda, a artista falou que estão planejando diversas comemorações. Uma delas é um álbum novo, que já tem três singles lançados, além de uma turnê começará até o fim do ano.