Notícias

24 jan

Festa da música: aulas agitam a cidade e atraem alunos de várias partes do Brasil e de outros países

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00474177

Mesmo durante o período de férias, os corredores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ficaram mais movimentados nesta quinta-feira (23/1). Cerca de mil pessoas, vindas de várias partes do Brasil e até de outros países, participaram do primeiro dia de aula da 42ª Oficina de Música de Curitiba. Até 2 de fevereiro, pelo menos 100 cursos serão oferecidos diariamente durante o tradicional evento. Há aulas de instrumentos,  práticas de conjunto e workshops sobre temas variados do universos musical.

Davi Reginato, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul,  está empolgado com o início das aulas. “Meu objetivo é estudar o dia todo e, à noite, curtir as apresentações dos professores. Vai ser um mergulho na música. Hoje é só o primeiro dia e já estou empolgado. A Oficina é uma grande festa da música”, conta o estudante, inscrito em três cursos: acordeon, orquestra de cordas e música latina.

Música sem fronteiras

Mercedes Esayan, de La Plata, na Argentina, está na turma de improvisação da professora Claudia Castelo Branco, e participa pela primeira vez da Oficina de Música de Curitiba. “A música brasileira é única. Ela não é rígida, é criativa e desarrojada. Estou aqui para ampliar o meu conhecimento e entender mais a improvisação e também sobre o piano”, destaca.

O Sargento da Polícia Militar, Ricardo José Marques, também é estreante na Oficina de Música de Curitiba. “Essa oportunidade que a Oficina nos oferece reúne várias culturas com um gosto em comum. Isso só soma para todos nós”, comentou o policial, que fez aula de piano popular com Paulo Braga.

Há ainda quem seja frequentador assíduo da Oficina de Música de Curitiba. É o caso de João Luiz Nunes, que esteve em todas as 41 edições anteriores. Este ano, ele trouxe quatro amigos para  participar das aulas de pandeiro, com a professora Roberta Valente. ‘Mesmo depois de tantos anos de experiência, não dá para deixar de vir, os professores são os melhores. Aqui, é como se renovássemos nossas energias”, avaliou.

A Oficina deste ano homenageia Chiquinha Gonzaga, com o tema Abre Alas para a Músic.  Além da PUCPR, outros espaços da cidade já se transformaram em salas de aula, como o Teatro da Vila, na CIC, o Conservatório de MPB, no São Francisco e a Capela Santa Maria, no Centro.

A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.