Da cozinha ao elenco de protagonistas, o filme Traição entre Amigas tem movimentado diversos setores da economia criativa, especialmente do audiovisual curitibano. O longa-metragem do diretor carioca Bruno Barreto começou a ser rodado neste mês, tem locações em espaços da cidade como Memorial Paranista, Rua São Francisco, Parque Barigui e os teatros Guaíra e José Maria Santos e é uma das três grandes produções filmadas neste ano em Curitiba.
O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome de Thalita Rebouças e tem no elenco as atrizes paranaenses Larissa Manoela e Nathalia Garcia, bem como a paulista Giovanna Rispoli. Para além das estrelas, a produção envolve nos bastidores o trabalho de 320 pessoas e 90% são profissionais da cidade, de diferentes áreas do setor audiovisual e de serviços.
Uma das profissionais que está deixando sua marca no filme é a curitibana Isabelle Bittencourt, diretora de arte com mais de 30 anos de experiência. Responsável por criar toda a estética do projeto, desde as locações até os figurinos e a paleta de cores, ela destaca o potencial de Curitiba para se tornar um polo cinematográfico nacional.
“A cidade é linda e muito mais fácil de filmar, até por questões de trânsito e deslocamento e também porque temos aqui ótimos profissionais”, destaca Isabelle.
A opinião da diretora de arte encontra eco na Curitiba Film Commission. A comissão que teve o comitê gestor instalado em março vai facilitar as produções audiovisuais, televisivas e publicitárias na cidade e agilizar autorizações para filmagens em espaços públicos, informações sobre locações e conexões com profissionais locais. Para Isabele, essa parceria e a realização de grandes produções são essenciais para promover a economia cinematográfica de Curitiba e obter reconhecimento tanto para a cidade quanto para os profissionais envolvidos.
O produtor curitibano Renan Guimarães também está na equipe de Traição entre Amigas e destaca a importância desses filmes para a estabilidade financeira dos artistas e técnicos envolvidos. “Filmes longos e séries são bem importantes para o nosso trabalho, já que nos garantem estabilidade durante meses”, diz o produtor.
Artistas locais também comemoram a gravação. A curitibana Nathália Garcia é uma das protagonistas do longa. Com mais de 11 anos de carreira, ela afirma que a migração de grandes produções para Curitiba aumentou as oportunidades de muitos artistas da cidade.
“Curitiba é uma cidade de muitos artistas, temos investimento na cultura, mas ao mesmo tempo estamos longe dos polos de produção como São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa da cidade de receber essas produções grandes abre oportunidades. Acho que temos muitos talentos aqui e espero que esse filme seja apenas a porta de entrada”, ressalta a atriz Nathália Garcia.
Jovens profissionais da cidade também consideram importante a iniciativa de grandes produções serem rodadas aqui, como o curitibano Oruê Brasileiro. Ele é o fotógrafo do making off (bastidores) e das cenas para divulgação do filme. “É legal ver a cidade sendo alimentada de cultura e arte e um set grande como esse traz muito aprendizado e uma grande oportunidade para nós, profissionais locais”, fala o fotógrafo.
Traição entre Amigas
O longa acompanha as amigas Luiza (Giovanna Rispoli) e Penélope (Larissa Manoela). Elas acabam brigando quando Penélope beija o namorado de Luiza depois de uma festa. O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome de Thalita Rebouças.
O filme deve chegar às salas de cinema do país no ano que vem.