Notícias

6 ago

Guido Sant’Anna, jovem violinista reconhecido pela técnica refinada, toca com a Orquestra de Câmara

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
guido santanna foto daniel castellano

Com apenas 20 anos de idade, Guido Sant’Anna ocupa um lugar de prestígio que poucos violinistas atingem ao longo da vida. Reconhecido internacionalmente pela técnica refinada e presença no palco, o violinista retorna à Capela Santa Maria para concertos com a Orquestra de Câmara de Curitiba, nesta sexta-feira (8/8), às 20h, e no sábado (9/8), às 18h30.

No programa, um repertório inteiramente dedicado a Mozart, com destaque para o Concerto nº 4 em Ré Maior, que terá Guido como solista.

Os ingressos estão à venda pelo Zet: comprenozet.com.br. Saiba mais no Guia Curitiba.

O reencontro com a Camerata Antiqua de Curitiba, da qual a Orquestra de Câmara faz parte, marca a terceira colaboração do músico com o grupo. A última foi em 2024, em apresentações comemorativas pelos 50 anos da Camerata no Teatro Colón, em Buenos Aires. Uma parceria que, agora, volta a se repetir diante do público curitibano.

O músico

De Parelheiros, na periferia de São Paulo, Guido começou a estudar violino aos 5 anos. Dois anos depois, já se apresentava como solista com orquestra. Aos 8 anos, foi foi finalista do Concurso Prelúdio, da TV Cultura. Em 2018, foi o primeiro brasileiro a chegar a final da Menuhin Competition, na Suíça.

A carreira internacional deslanchou de vez em 2022, quando Guido venceu o Concurso Internacional Fritz Kreisler, em Viena, feito inédito para um sul-americano.

Desde então, ele tem sido presença constante em festivais e salas de concerto de prestígio, como a Elbphilharmonie de Hamburgo e o Konzerthaus de Berlim. Também tem se apresentado com grandes orquestras brasileiras, como a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais, e, mais recentemente, a Orquestra Sinfônica do Paraná, com quem tocou na última semana, em Curitiba.

Atualmente, é bolsista da Kronberg Academy, na Alemanha, onde estuda com Mihaela Martin, e integra o programa stARTacademy, da Bayer Kultur. Toca um violino histórico Jean-Baptiste Vuillaume, de 1874, emprestado pelo luthier vienense Marcel Richters.

Concerto

No concerto com a Orquestra de Câmara de Curitiba, regido pelo venezuelano-brasileiro Roberto Ramos, Guido interpreta uma das obras mais encantadoras do repertório clássico. O Concerto para Violino nº 4 foi composto por Mozart aos 19 anos, com características que ressaltam o estilo expressivo e ao mesmo tempo preciso do jovem solista.

Além do concerto, o programa da noite inclui a Adagio e Fuga em Dó menor e a Sinfonia nº 29, ambas de Mozart, explorando diferentes formas do compositor, do drama barroco à leveza do classicismo vienense.

Serviço

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta Alla Mozart

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data: sexta-feira (8/8), às 20h, e sábado (9/8), às 18h30
Ingressos disponíveis na bilheteria da Capela ou pelo site comprenozet.com.br