Notícias

23 mar

Íria Braga estrela o quarto episódio do Ao Vivo na Capela

Publicado em: Capela Santa Maria por: admin
iria-braga

O quarto episódio do projeto Ao Vivo na Capela apresenta a cantora curitibana Íria Braga ao lado do pianista Davi Sartori. Os dois interpretam a canção Aproveita-me, composição de autoria do duo. Em parceria com a revista Rolling Stone, a Fundação Cultural de Curitiba produziu 17 clipes gravados na Capela Santa Maria que mostram a combinação entre os gêneros musicais variados e o espaço neoclássico de concertos. Os episódios são divulgados sempre às quintas-feiras na fanpage da FCC no Facebook.

 

Cantora e atriz natural de Curitiba, Iria Braga é considerada uma das artistas de destaque no cenário atual da cidade, reconhecida por seu timbre, expressividade vocal e cênica. Ao longo de quinze anos de carreira sua trajetória é caracterizada pelo trânsito na música e no teatro, mesclando essas artes em suas produções. A ânsia de criar os próprios projetos direcionou sua vida em busca de uma linguagem particular como intérprete. Assim, a realização de shows solos com diferentes temáticas, a integração em diversos grupos musicais e a carreira de atriz delinearam o perfil da artista que é atualmente.

Iria tem licenciatura em música pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e seu primeiro disco solo traz composições de artistas como Cartola, Arrigo Barnabé e Paulinho da Viola, entre outros. Como atriz trabalhou em diversas companhias de teatro e fez participações no cinema. Atualmente, além de ser apresentadora do programa diário É-Cultura da TV É-Paraná, filial da TV Cultura no estado do Paraná, Iria segue colaborando com diversos artistas e dá continuidade a turnê iniciada no ano passado.

Davi Sartori

É pianista, arranjador e compositor. Constrói sua carreira movendo-se por gêneros diversificados, com experiências que vão do popular ao erudito. É natural de Terra Roxa (PR) e vive em Curitiba desde 2003.

Sobre o projeto

Além de Íria Braga e Davi Sartori, participam ruído/mm Fábio Elias, Charme Chulo, Monreal, Gentileza, Téo Ruiz e Estrela Leminski, Léo Fressato e Raissa Fayet, Leash, Rosie Mankato, Cabes Mc, ruído/mm, Trombone de Frutas, Escambau, Rodrigo Lemos, Leprevost, Troy e Alonso Figueroa e Lydio Roberto e Du Gomide.

Os clipes de Trombone de Frutas, Jenni Mosello, ruído/mm e da cantora Iria Braga já  foram veiculados no Facebook da FCC (facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba) e ficarão disponíveis no canal do YouTube (http://bit.ly/AoVivonaCapelaPlaylist).

A Capela

A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunha as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos. Propriedade do município desde 1998, a construção foi inserida no programa de Recuperação dos Espaços Culturais e revitalização da região central da cidade.

A restauração e adaptação, finalizadas em 2008, fizeram surgir uma sala de concertos com 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para portadores de necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso que atendem aos portadores de deficiências físicas.

As janelas das salas de ensaio receberam vidros especiais para amenizar os ruídos externos e melhorar a qualidade acústica, garantindo condições adequadas para os encontros da Camerata Antiqua e de outros importantes grupos musicais que formam a programação do espaço.

As obras e a nova ocupação da Capela Santa Maria, inaugurada em janeiro de 2008, durante a Oficina de Música de Curitiba, são um marco na preservação da memória e no registro histórico do patrimônio da cidade.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba