Notícias

14 maio

Memorial Paranista completa 4 anos com mais de 230 mil visitantes e ações de arte e educação

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00494559

O Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, completa nesta quarta-feira (14/5) quatro anos de atividades. Desde a inauguração, em 2021, já recebeu mais de 231 mil visitantes e vem se consolidando como uma referência na valorização da escultura paranaense, combinando cultura, formação e acessibilidade.

Para o coordenador do Memorial Paranista, Felipe Tkac, o diferencial do lugar está no contato direto com a criação artística. “A ideia aqui é que o público não apenas veja a arte, mas também participe, criando e entendendo como se faz uma escultura. É um espaço de acesso e diálogo com a arte”, afirma Felipe.

Ações educativas e oficinas

A formação cultural é um dos principais trabalhos desenvolvido pelo Memorial Paranista. Em quatro anos, mais de 16 mil pessoas participaram das ações educativas promovidas pela equipe. As visitas mediadas são o foco, com um método de diálogo entre educador e público. Além disso, mais de 5 mil pessoas participaram de oficinas práticas no espaço.

A presença do Memorial também se destaca no projeto Domingo no Centro. A cada último domingo do mês, o Memorial leva oficinas de escultura para crianças no local do evento. A iniciativa superou as expectativas, atendendo mais de 130 crianças por edição. As atividades do Domingo no Centro funcionam como porta de entrada para o Memorial Paranista. Muitas famílias aproveitam a ação para conhecer depois o complexo cultural.

Novos cursos e programação permanente

Para este ano, o Memorial Paranista ampliará sua programação formativa com dois cursos regulares de cerâmica, um introdutório e outro voltado a ceramistas experientes. As aulas incluem produção e queima das peças, com acompanhamento técnico e pedagógico.

Outro destaque é o curso História das Mulheres na Arte, com 15 encontros programados entre maio e novembro, ministrado pela historiadora Larissa Busnardo. O curso percorre o papel e a produção de mulheres artistas da Idade Média à contemporaneidade. São 30 vagas e inscrições a preços acessíveis. Confira AQUI.

Cultura em movimento

O Teatro Cleon Jacques, espaço integrado ao Memorial Paranista, também tem papel importante na programação cultural. Desde 2021, cerca de 23 mil pessoas participaram das atividades teatrais e eventos realizados no local. Somente em maio deste ano, o Memorial registrou 2.407 visitantes, 103 atendimentos educativos, 42 alunos no Liceu das Artes e 405 espectadores no teatro.

Serviço

Memorial Paranista
Endereço: R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
De segunda a domingo, das 10h às 19h
Consulte a programação de cursos e oficinas no Guia Curitiba