A criatividade se expande e ganha diferentes formatos com a exposição “Cores da imaginação: desenhos que narram”. A mostra está na Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania da Fazendinha, e apresenta trabalhos de seis ilustradores locais que convidam as crianças a embarcarem no mundo da literatura por meio das ilustrações.
A exposição fica em cartaz até 31 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita.
O projeto já passou pelas Casas da Leitura das regionais Tatuquara e Pinheirinho e chega à Regional Fazendinha como parte das atividades do mês das crianças. A exposição, idealizada pela editora curitibana Insight com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, revela o mundo da literatura sob uma nova perspectiva, despertando a atenção do público para a importância das ilustrações nos livros infantis.
“Cores da imaginação: desenhos que narram” expõe as obras dos desenhistas e ilustradores Ingrid Osternack Barros Neves, Rogério Coelho, Gerson Cordeiro, Maria Inês Piekas, Rosângela Grafetti e Eve Ferretti. As ilustrações trazem vida às histórias e estimulam os sentidos e a imaginação dos pequeninos, proporcionando uma experiência visual e lúdica única.
A representante de turismo Lucimara Celestino visitou a exposição e gostou do clima colorido e alegre que instiga as crianças a se interessarem pela leitura. “Achei que ficou maravilhoso, o estímulo às crianças vale muito a pena. Quando eu trago minha filha aqui ela fica encantada”, comentou Lucimara.
Os artistas que estão na exposição
Gerson Cordeiro
Curitibano, nascido em 1961, Gerson trabalhou como desenhista na Rede Ferroviária Federal onde percebeu que o desenho era sua verdadeira vocação. Formado em Design Gráfico pela UFPR, ele ilustrou o livro “Preguiça, Coragem e outros bichos”, “Uma rua de todas as cores”, entre outros.
Mari Inês Piekas
Coautora do livro Vocabulário Pictográfico para Educação Inclusiva, Mari coordenou o projeto de livro de literatura infantil multissensorial para crianças cegas, selecionado no concurso Typhlo & Tactus (França/Itália, 2015).
Ingrid Osternack Barros Neves
Outra curitibana presente na exposição, Ingrid se formou em Pintura pela Accademia di Belle Arti di Venezia, na Itália, onde participou de cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil.
Rosangela Grafetti
Nascida em Palotina, Rosangela acredita que os livros podem mudar a vida das pessoas. Já realizou várias exposições de artes individuais e coletivas, com pesquisa em arte contemporânea e ilustrou os livros “Os jardins da Terra” e “A última folha”.
Rogério Coelho
Rogério já ilustrou mais de 100 livros de literatura para editoras brasileiras e do exterior, ganhador de vários prêmios pelo seu trabalho, como o selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), o Troféu HQMIX em 2016 (desenhista nacional) e o Prêmio Jabuti em 2012 (1º lugar categoria didático e paradidático) e 2016 (1º lugar categoria ilustração de livro infantil ou juvenil).
Eve Ferretti
Eve Ferretti é formada em Comunicação Visual e mestre em Ilustração e Animação. Em 2012, criou seu próprio ateliê e optou por desenvolver trabalho para diversas editoras, agências e galerias provenientes de vários países.
Serviço: Cores da imaginação: desenhos que narram
Visitação: de segunda a sexta-feira, até 31 de outubro
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Casa da Leitura Jamil Snege – Rua da Cidadania do Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)
Entrada gratuita
Classificação livre