Notícias

27 jul

Mulamba e Kaê Guajajara se apresentam na Capela Santa Maria

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
22127

A banda Mulamba e a cantora indígena Kaê Guajajara fazem o próximo show de comemoração dos 50 anos do Teatro do Paiol, na próxima quarta-feira (27/7), às 20h. Como o teatro está em reformas, passando por obras de conservação e restauro, a apresentação será realizada na Capela Santa Maria, outro espaço da Fundação Cultural de Curitiba.

Na celebração do cinquentenário do teatro curitibano, a Prefeitura e a Fundação Cultural estão realizando uma série de shows, sempre no dia 27 de cada mês, em referência à data de inauguração do Paiol (27 de dezembro). Os espetáculos foram selecionados por meio do edital Teatro do Paiol 50 anos, do Fundo Municipal da Cultura.

Será só os ares
Formada por Amanda Pacífico, Cacau de Sá, Caro Pisco, Érica Silva, Fer Koppe e Naíra Debértolis, a banda apresenta o show Será só os ares, com repertório de canções inéditas que também compõem o seu segundo álbum. O novo trabalho expressa identidades musicais diferentes, com uma presença mais marcante de ritmos brasileiros.

Neste trabalho, o grupo revisita a sonoridade das décadas de 1990 e 2000 e agrega linguagens contemporâneas, abraçando elementos eletrônicos, como os beats, os synths, os efeitos e as texturas sintéticas.

A banda ficou conhecida pelas músicas com temáticas da violência contra a mulher, igualdade de gênero e empoderamento feminino. Nesse novo ciclo, há espaço para mais leveza, groove e balanço, com um olhar expandido para questões vulneráveis e subjetivas das integrantes. Em paralelo com as músicas recentes, algumas canções do primeiro álbum entram em cena, com a energia contundente e a profundidade já conhecidas.

O título é um palíndromo, uma palavra ou frase que mantém o mesmo sentido quando lida de trás pra frente. “É uma libertação que estamos tentando alcançar ao fazer música. É a música feita com tempo, que acontece quando olhamos para dentro e nos permitimos ouvir o silêncio enquanto todo mundo espera o nosso grito”, definem as artistas.

Kaê Guajajara
O show terá a participação especial da multiartista Kaê Guajajara, que utiliza o seu canto e sua arte para conscientizar sobre a luta contra o racismo, a defesa dos povos indígenas e a resistência do movimento LGBTQIA+. Pertencente à etnia Guajajara, Kaê nasceu no Maranhão e ainda criança mudou-se para o complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

Outra atração, na abertura do show, é o Slam das Gurias CWB, uma competição de poesia falada com recorte de gênero, organizada pelas poetas Jaquelivre, Gabriela e Soul Dani. As performances têm como objetivo acolher as histórias e poéticas das mulheres cis, trans, não binárias, além de ecoar vozes plurais, fortalecer a comunidade e lutar contra o machismo, o racismo e as desigualdades, fazendo da arte ferramenta de transformação.

Serviço: show comemorativo dos 50 anos do Teatro do Paiol
Mulamba e Kaê Guajajara
Abertura: Slam das Gurias CWB
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data e horário: 27 de julho de 2022, às 20h
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). Apenas em dinheiro
Venda de ingressos a partir das 15h, no dia do evento