Notícias

16 dez

Musicalização infantil: inscrições abertas para aulas grátis nas regionais

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00331912

Na 39ª Oficina de Música de Curitiba (16 a 30 de janeiro) as crianças também têm vez. Nesta edição são três cursos direcionados ao público infanto-juvenil, um deles é grátis e presencial. O curso de Musicalização Infantojuvenil nas Ruas das Cidadanias, integrado ao projeto MusicaR, da Fundação Cultural de Curitiba.

As inscrições estão abertas até dia 17 de dezembro, pelo site oficinademusica.org.br, no ícone Musicalização-Rua da Cidadania. Os outros dois cursos de musicalização infantil são: Música Corporal e o outro, Percussão – Instrumentos Tradicionais e Alternativos. Ambos terão aulas presenciais na sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), no Centro da cidade, e também em EAD. (Confira abaixo)

Nas Regionais

As aulas nas Regionais dão a largada para a 39º Oficina de Música, no dia 10 de janeiro, com dois encontros por turma. As aulas serão presenciais e descentralizadas, com atividades integradas de canto coral, música corporal, brincadeiras e apreciação musical.

Outra finalidade do curso é servir de preparatório para o concerto interativo Villa das Crianças, que durante a Oficina de Música circulará pelas Regionais da cidade.

MusicaR

O curso de Musicalização Infantojuvenil é uma integração da Oficina de Música com o MusicaR, programa de educação musical que acontece semestralmente nas Ruas da Cidadania de Curitiba.

Cada regional oferece dez vagas para alunos que ainda não fazem parte do programa e outras 20 estão abertas apenas aos alunos já matriculados.

Não é necessário ter experiência musical para participar, basta ter vontade de estar nas dinâmicas e ações musicais e ter disponibilidade, evitando faltas e atrasos.

Música Corporal e Percussão

Com aulas presenciais, o curso Música Corporal e Percussão terá três dias de aulas presenciais durante a Oficina de Música, ao custo de R$ 100. A aula on-line custa R$ 30, com possibilidade de interação entre alunos e professores por meio de chat da plataforma Vimeo.

O curso será ministrado por Andrezza Prodóssimo, vocalista do grupo Fato e do grupo infantil Taque Tique Tá. A artista ensina por meio de jogos rítmicos, de improvisação e arranjos percussivos, a capacidade de escuta e a capacidade criativa.

Instrumentos tradicionais e Alternativos

Com aulas do timpanista (músico que toca um instrumento chamado tímpano) da Orquestra Sinfônica do Paraná, Leonardo Gorosito, o curso de Percussão usa além de instrumentos do universo sinfônico e popular, também elementos de material reciclado como garrafas pet e de vidro, latas agudas e graves e outros. O curso de Percussão para crianças também será em formato presencial e EAD.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), também apoiam o evento.

Serviço

39ª Oficina de Música de Curitiba – Cursos de Musicalização para crianças
Inscrições www.oficinademusica.org.br

Curso de Formação MusicaR (Regionais)
Presencial – Inscrições até 17 de dezembro

Música Corporal
Presencial: 20 e 21 de janeiro, das 14h às 17h, e 22 de janeiro, das 18h45 às 20h15, na sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná
EAD: 22 de janeiro, das 18h45 às 20h15
Andrezza Prodóssimo: mestranda em Música (Cognição/Educação Musical) – UFPR. Formada em musicoterapia pela FAP – UNESPAR. É cantora, pianista, percussionista corporal, compositora, fundadora e vocalista do grupo Taque Tique Tá – MPB para Crianças e grupo FATO desde 2018.

Percussão – Instrumentos Tradicionais e Alternativos
Presencial: 17 e 18 de janeiro, 14h às 17h, e 19 de janeiro, das 16h30 às 18h30, na sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná
EAD: 19 de janeiro, das 16h30 às 18h30
Professor Leonardo Gorosito: timpanista da Orquestra Sinfônica do Paraná