O aperfeiçoamento de novos músicos, além da grade curricular de ensino, é parte fundamental do programa pedagógico do Conservatório de MPB de Curitiba. Neste mês de setembro, cinco cursos estão previstos, voltados a diversas habilidades e níveis de conhecimento. Quatro deles são gratuitos.
Com a intenção de ampliar a cultura oriental, buscando aproximar os diferentes povos, o projeto Sons Nikei – Fusão Musical: Brasil-Japão traz três workshops gratuitos com especialistas da área. São os cursos A Flauta no Choro, com Naomi Kumamoto, taikô (espécie de tambor japonês), com Saemi Murakami, e violão no choro, com Arthur Endo.
A mistura também é presente no workshop de Canto e Percussão Popular com Aline Morena e Ricardo Ribeiro, que mescla música gaúcha e nordestina. Serão trabalhados os fundamentos para cantar a Música Popular Brasileira (alongamento, respiração diafragmática, aquecimento vocal, afinação, dicção, interpretação, relaxamento vocal) e dicas para tocar pandeiro, triângulo, zabumba e percussão corporal.
Virtuoso na prática de acordeão, reconhecido por suas invenções no instrumento, Toninho Ferragutti apresenta o curso Harmonia e Desenhos Rítmicos de Mão Esquerda. O curso é voltado a acordeonistas profissionais ou semiprofissionais. O custo é de R$ 58.
Programação
Local: Conservatório de Música Popular Brasileira (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)
A Flauta no Choro com Naomi Kumamoto – Projeto Sons Nikei
Data: sexta-feira, 6 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Gratuito
Taikô com Saemi Murakami – Projeto Sons Nikei
Data: sexta-feira, 13 de setembro
Horário: das 14h às 17h
Gratuito
Acordeon com Toninho Ferragutti
Data: sábado, 14 de setembro
Horário: das 10h às 13h
Valor: R$ 58
Inscrições neste link
Canto e Percussão Popular com Aline Morena e Ricardo Ribeiro
Datas: dias 16,17,18 de setembro
Horário: das 14h às 16h30
Gratuito
Violão no Choro, com Arthur Endo – Projeto Sons Nikei
Datas: Sábado, 28 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Gratuito