Árvores de Natal e rosáceas luminosas nos principais cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania. Apresentações do Palácio Avenida e da Camerata Antiqua por plataformas de streaming. A volta da Vila de Natal, agora com decoração cênica no Parque Tanguá. E a grande novidade: espetáculos natalinos “drive-thru” nos parques Barigui e Náutico, com o público tendo a inédita experiência de percorrer de carro encenações repletas de luz, cor, brilho e muita emoção.
A quarta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais começa, no próximo domingo (22/11), no Jardim Botânico, com o início dos concertos luminosos na estufa e acendimento da árvore de Natal “viva” com 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas.
Serão 32 dias de atrações gratuitas que seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e controle de público em espaços verdes como Passeio Público e Jardim Botânico.
“Estamos preparando o Natal Luz dos Pinhais com uma programação diferenciada em razão da pandemia, seguindo todos os protocolos de saúde, sem perder a beleza, brilho e o encantamento do Natal”, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
“O tempo de festa pede cautela sanitária, mas não dispensa esperança”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante lançamento da programação nesta quarta-feira (18/11).
Os espetáculos da temporada natalina 2020 ocorrerão até dia 23 de dezembro e a decoração especial de Curitiba poderá ser vista até 6 de janeiro.
O prefeito reforçou que a edição 2020 do Natal de Curitiba seguirá todos os protocolos sanitários, para reduzir a chance de contaminação, e foi concebida para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia.
“A população também poderá acompanhar os espetáculos pelas redes sociais e sites da Prefeitura de Curitiba e da programação natalina”, frisou.
Prefeitura e parceiros se mobilizaram para transformar a capital em uma ótima opção para moradores e turística desfrutarem experiências únicas neste fim de ano.
Retomada econômica
Greca destacou também que o Natal de Curitiba 2020 marca a retomada econômica da capital.
“Com a programação estamos criando um círculo virtuoso, estimulando a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral, além de fortalecer a rede de economia criativa da cidade ao garantir emprego e renda para artesãos, artistas, cenógrafos e mão de obra especializada como operadores de luz e som”, avalia ele.
A expectativa é que mais de dois mil profissionais da cadeia da economia criativa sejam beneficiados com o Natal de Curitiba 2020.
Parcerias
Como nos últimos três anos, Curitiba celebrará o Natal de 2020 com uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como Supermercados Condor, Electrolux e Consórcio Servopa.
“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, através de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo. E tudo poderá ser apreciado com segurança”, completa Greca.
Plano de retomada
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, prevê que o investimento da Prefeitura no Natal de Curitiba trará um bom retorno para a cidade, pois a programação atrai um maior número de turistas.
“A cada um real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas foi de R$ 37 no comércio e serviços”, justifica ela.
Tatiana lembra ainda que para o setor de Turismo, além da programação de Natal, o Plano de Retomada Econômica de Curitiba já destinou R$ 1 milhão para a oferta gratuita do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SebraeTec), prorrogou o pagamento das parcelas do IPTU e ISS Fixo de 2020 e disponibilizou o Fundo de Aval para ajudar empresas que precisam de empréstimo com garantia. “Também será lançada uma grande campanha da promoção turística de Curitiba a partir de novembro”, antecipou ela.
Também participaram do lançamento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 a diretora de RH da Electrolux do Brasil, Tania Maranha; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvao Jr; o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias; a assessora especial e coordenadora da programação, Cynthia Juraszek Maia Batista; e a secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/
A programação está sujeita a alterações.
A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 com o patrocínio das empresas Supermercados Condor, Electrolux e Consórcio Servopa. A programação começa no dia 22 de novembro vai até 23 de dezembro. A decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.