A Fundação Cultural de Curitiba lança nota de pesar da morte do cravista Nicolau de Figueiredo nesta quarta-feira, dia 6 de julho. O Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) lamenta o ocorrido. O músico foi professor da Oficina de Música de Curitiba e um dos maiores especialistas brasileiros em música antiga. Sua última apresentação em Curitiba aconteceu em agosto de 2013, quando tocou na Capela Santa Maria ao lado da soprano Marília Vargas, e do violoncelista Alberto Kanji.
Nicolau de Figueiredo nasceu em São Paulo, onde estudou piano, órgão, cravo e música de câmara. Estudou cravo e órgão no Conservatório Superior de Música de Genebra. De 1990 a 2000 foi diretor musical da classe de Ópera da Schola Cantorum Basilienses (Suíça). Dirigiu cursos de interpretação e conferências em diversos festivais e instituições musicais na França, Alemanha, Brasil e Japão.
Paralelamente às atividades pedagógicas, Nicolau de Figueiredo se apresentou nas maiores salas de concertos da Europa, Canadá, Japão, Rússia e Brasil, com orquestras como Concerto Köln (Alemanha), Europa Galante (Itália), Ensemble 415 (Suíça), The Age of Enlightement (Inglaterra), Ensemble Arion (Canadá).