Notícias

23 maio

O Grande Circo Místico completa 40 anos na cidade onde estreou: Curitiba

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
o grande circo mistico

Na quinta (25) e sexta-feira (26/5), às 20h30, a Capela Santa Maria receberá o espetáculo O Grande Circo Místico, que celebra os 40 anos da obra. Com uma nova formação musical, o trabalho apresenta uma releitura da criação original na voz de 13 intérpretes.

Arranjos vocais e instrumentais foram especialmente criados para essa montagem. Os ingressos já estão à venda no Zet.

Composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, O Grande Circo Místico estreou em Curitiba no dia 17 de março de 1983. A obra conta a história de uma dinastia circense. Tudo começa em uma corte europeia, onde o médico da Imperatriz Tereza, antes de morrer, passa o diploma e o ofício para o filho, Frederico Knieps. Este, desinteressado em seguir as atividades do pai, foge em busca de uma nova aventura e conhece Agne. Juntos, iniciam a dinastia do Circo Knieps.

Na releitura que será apresentada na Capela Santa Maria, a trajetória do circo é contada em icônicas músicas da MPB, interpretadas por um grupo coral formado por cantores profissionais, acompanhados por um quarteto musical composto por piano, teclado, baixo e bateria. O Projeto tem apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

“O Grande Circo Místico está profundamente ligado à memória afetiva dos curitibanos, que lotaram todas as apresentações ao longo dos anos. Faremos um espetáculo musical explorando vozes harmoniosas para proporcionar uma experiência sensorial única, além de perpetuar uma obra clássica da nossa arte”, ressalta Rodrigo Fornos, diretor e produtor do espetáculo.

O Grande Circo Místico

A obra de Chico Buarque e Edu Lobo foi encomendada pelo Balé Teatro Guaíra em 1982 e estreou nacionalmente em março de 1983, no Guairão. A inspiração veio do poema surrealista de Jorge de Lima, O Grande Circo Místico, escrito em 1938 e publicado no livro A Túnica Inconsútil, com roteiro para o balé de Naum Alves de Souza e coreografias de Carlos Trincheiras.

A trilha sonora original, com arranjos de Edu Lobo e Chiquinho de Moraes, é considerada uma das mais importantes e marcantes da música brasileira de todos os tempos. Vozes de Milton Nascimento, Zizi Possi, Gilberto Gil, Simone, Tim Maia, Jane Duboc, Gal Costa, além de Chico e Edu, que continuam vivas até os dias de hoje e sempre serão lembradas.

Com a obra coreográfica, o Balé Teatro Guaíra foi elevado ao status de uma das companhias de dança mais importantes do país. O espetáculo realizou turnês pelo Brasil, sendo assistido por um público de mais de 200 mil espectadores. Também fez grande sucesso em Lisboa, onde se apresentou no tradicional Coliseu dos Recreios, para um público de mais de 20 mil pessoas, com 4 mil espectadores em cada apresentação.

Serviço: O Grande Circo Místico – 40 Anos

Datas: 25 e 26 de maio (5ª e 6ª feiras), às 20h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 63,60 (inteira) e R$ 31,80 (meia)
Vendas pelo site: https://comprenozet.com.br/zet/eventos/o-grande-circo-mistico-40-anos/
Classificação indicativa: livre