Notícias

26 abr

O rap de Cabes no oitavo episódio de “Ao Vivo na Capela”

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
8155

A série “Ao Vivo na Capela” abre espaço para o rap em seu oitavo episódio. A nova sessão musical apresenta CABES, que interpreta “A Cidade”, composição de Thiago Ramalho.

Compositor, produtor musical, beatmaker e promotor cultural, CABES é referência quando o assunto é RAP em Curitiba.  A trajetória profissional do músico começou em 2005, quando criou o estúdio, selo e produtora Track Cheio e desde então já lançou mais de 50 títulos de diversos artistas, entre eles seus 3 trabalhos solos “Todo Dia É Assim” (2009), “Pra Onde As Pessoas Vão” (2012) e o EP “Revolução Constante, Evolução Permanente” (2013).

Em parceria com a revista Rolling Stone, a Fundação Cultural de Curitiba produziu 17 clipes gravados na Capela Santa Maria que mostram a combinação entre os gêneros musicais variados e o espaço neoclássico de concertos. Os episódios são divulgados sempre às quintas-feiras na fanpage da FCC no Facebook.

Sobre o projeto

Além do , participam Charme Chulo, Fábio Elias, Íria Braga e Davi Sartori, ruído/mm , Monreal, Gentileza, Téo Ruiz e Estrela Leminski, Léo Fressato e Raissa Fayet, Leash, Rosie Mankato, Cabes Mc, ruído/mm, Trombone de Frutas, Escambau, Rodrigo Lemos, Leprevost, Troy e Alonso Figueroa e Lydio Roberto e Du Gomide.

Os clipes de Trombone de Frutas, Jenni Mosello, ruído/mm, cantora Iria Braga, do cantor Fábio Elias e da banda Charme Chulo já foram veiculados no Facebook da FCC (facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba) e ficarão disponíveis no canal do YouTube (http://bit.ly/AoVivonaCapelaPlaylist).

A Capela

A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunha as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos. Propriedade do município desde 1998, a construção foi inserida no programa de Recuperação dos Espaços Culturais e revitalização da região central da cidade.

A restauração e adaptação, finalizadas em 2008, fizeram surgir uma sala de concertos com 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para portadores de necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso que atendem aos portadores de deficiências físicas.

As janelas das salas de ensaio receberam vidros especiais para amenizar os ruídos externos e melhorar a qualidade acústica, garantindo condições adequadas para os encontros da Camerata Antiqua e de outros importantes grupos musicais que formam a programação do espaço.

As obras e a nova ocupação da Capela Santa Maria, inaugurada em janeiro de 2008, durante a Oficina de Música de Curitiba, são um marco na preservação da memória e no registro histórico do patrimônio da cidade.