Depois de restaurado, o órgão quase centenário da Igreja Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, volta a ser tocado durante um recital do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, nesta sexta-feira (4), às 20h. O órgão de tubos foi recuperado pelo frei franciscano Lauro Both e por alunos do curso de Luteria da Universidade Federal do Paraná. Para esse concerto especial, foi convidada para reger o grupo a maestrina alemã Brigitte Raucher.
De acordo com a regente, o programa foi elaborado de forma a explorar a sonoridade do instrumento. “O programa procura mostrar as diversas possibilidades sonoras a partir de um repertório internacional, que abrange cinco séculos da história da música”, explica a maestrina.
A apresentação inicia com o “Prelúdio e fuga sobre um tema de Vittoria”, de Benjamin Britten (1913 – 1976). Segue com uma trilogia coral brasileira, formada por motetos de Ernani Aguiar (1950), Antonio Vaz (1884 – 1972) e Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). Na seqüência, o coro homenageia o compositor paulista, radicado em Curitiba, Padre José Penalva (1924 – 2002), do qual são apresentados três movimentos das “Variações para órgão”: Coral, Invenção e Ostinato.
No programa estão ainda a “Saxônia no século XVIII: as Partitas”, de Johann Sebastian Bach e outra trilogia, dedicada às tocatas para órgão-solo, do compositor renascentista italiano Girolamo Frescobaldi (1583 – 1643), do inglês Norman Warren (1934) e do alemão Matthias Nagel (1958). O concerto encerra com um grande louvor: o “Festival Te Deum”, de Benjamin Britten, para coro e órgão.
Reinauguração – O órgão de tubos traz o nome do seu construtor, Johannes Speith, que em 1926 veio ao Brasil especialmente para acompanhar o final da montagem deste e de outros instrumentos vendidos para o país. Além dos reparos e da afinação, o processo de restauro devolveu as características originais do instrumento, que foram modificadas devido a adaptações feitas nos seus 93 anos de história.
Concerto nas Igrejas – No dia anterior ao concerto de reinauguração do órgão da Igreja Bom Jesus, o Coro da Camerata faz uma apresentação no Santuário Nossa Senhora do Carmo. O concerto será na quinta-feira (3), às 20h, sob a regência de Mara Campos e com obras de Heitor Villa-Lobos, Mozart Camargo Guarnieri, Edmundo Villâni-Cortês, Wolfgang Amadeus Mozart e Georg Friedrich Händel. O programa “Concerto nas Igrejas“ é desenvolvido pela Camerata Antiqua de Curitiba desde 2002 e faz parte das ações de relacionamento do grupo com a comunidade.
Serviço:
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Regência Mara Campos
Data: 3 de agosto de 2017(quinta-feira), às 20h
Local: Santuário Nossa Senhora do Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.520, Hauer
Entrada franca
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Regência Brigitte Raucher – Reinauguração do órgão da Igreja Bom Jesus
Data: 4 de agosto de 2017, às 20h
Local: Igreja Bom Jesus dos Perdões – Praça Rui Barbosa
Entrada franca
Próximas apresentações nas igrejas:
Paróquia São Francisco de Paula
Rua Desembargador Motta, 2.500, Centro
31 de agosto, 20h
Paróquia São Marcos
Rua Roberto Gava, 310, Pilarzinho
14 de setembro, 19h30
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Rua Arapongas, 1.399, Sítio Cercado
19 de outubro, 20h
Santuário Santa Rita de Cássia
Rua Padre Dehon, 728, Hauer
30 de novembro, 20h
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Avenida Nossa Aparecida, 1637, Seminário
7 de dezembro, 20h