Notícias

16 jul

Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba leva música a mulheres e crianças acolhidas na Pousada de Maria

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00504975

Um momento cultural e de acolhimento tomou conta da Pousada de Maria, nesta terça-feira (15/7), com a apresentação especial da Orquestra de Câmara da Camerata Antiqua de Curitiba. A unidade da Fundação de Ação Social (FAS), que acolhe mulheres vítimas de violência, com ou sem filhos, recebeu o concerto como parte da programação de inverno da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Reunidas na sala da casa, as 11 mulheres e 14 crianças que atualmente vivem na unidade assistiram à apresentação que teve no repertório clássicos de Bach e Mozart a canções populares de autores como Pixinguinha, Vinícius de Moraes, Tom Jobim e até Beatles.

“A vinda da Orquestra de Câmara da Camerata Antiqua de Curitiba à Pousada de Maria é uma grande oportunidade para a FAS e para o público que atendemos, pois vem ao encontro do nosso objetivo de aproximar as pessoas também das ações culturais da cidade”, destacou o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, que acompanhou a apresentação.

Também esteve presente a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori, que coordena a ação em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Memórias 

Para algumas das mulheres, o concerto resgatou lembranças antigas. “Foi muito bonito, legal e divertido”, contou A.C.N., de 45 anos, que acompanhou algumas das músicas cantando. Ela lembrou que a última vez que tinha visto uma orquestra foi ainda na infância, levada pela escola ao Teatro Guaíra. “Conheço várias músicas, gosto de música”, disse a mulher que está acolhida há seis meses na Pousada.

E.M., de 79 anos, também estava na plateia. Em poucas palavras, ela disse que foi um bom momento: “Foi bonita. Eu já tinha visto uma vez, mas faz muito tempo.”

Concertos sociais

A apresentação na Pousada de Maria faz parte de uma série especial de concertos sociais, que teve início no último dia 7, com apresentações em espaços da cidade, segundo Juliana Midori.

As ações que levam música e acolhimento a instituições sociais, casas de repouso, hospitais e escolas inclusivas fazem parte da programação de inverno da Fundação Cultural de Curitiba e irão alcançar mais de mil pessoas ao longo das próximas duas semanas.

Os concertos acontecem fora da temporada oficial da Orquestra e reforçam o compromisso da Camerata em democratizar o acesso à música e promover a arte em diferentes contextos.

Além da Pousada de Maria, outra unidade da FAS que recebeu a apresentação foi a Casa São Bento, no último dia 9. Localizada no bairro Fanny, a unidade oferece acolhimento para adultos com deficiência em situação de risco social.