Algumas das mais importantes composições de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) para violino e orquestra estão no repertório que a Orquestra de Câmara de Curitiba interpreta nesta sexta-feira (15), às 20h, e sábado (16), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O concerto “Viva Vivaldi” tem como convidado o diretor musical e cravista Fernando Cordella e se completa com as participações dos solos da soprano Marília Vargas e dos violinistas Winston Ramalho e Francisco Freitas Junior.
Fazem parte do programa árias e oratórios que cobrem a maior parte da atividade de Vivaldi como compositor de ópera. A soprano Marília Vargas explica que são óperas e oratórios “melodiosos e dramáticos”. O concerto inclui o oratório Juditha Triumphans e as óperas L’Olimpiade, La Fida Ninfa, Bajazet, Griselda, entre outras, e uma performance de Farnace.
A orquestra também executará o Concerto para Dois Violinos em Lá menor RV 522. A parte predominante desta composição era desconhecida e foi especialmente transcrita dos manuscritos originais de Vivaldi pelo musicólogo Claudio Osele.
O diretor musical e cravista desta apresentação, Fernando Cordella, é docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, diretor artístico da Confraria Música Antiga Studio Clio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. É também membro fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto Barroco, em Porto Alegre.
Serviço:
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Viva Vivaldi!
Direção musical e cravo Fernando Cordella (RS) Soprano solo Marília Vargas (PR)
Violinos solo Winston Ramalho (PR) e Francisco de Freitas Jr. (PR)
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro Datas: 15 e 16 de setembro de 2017. Sexta-feira às 20h e sábado às 18h30
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada R$ 15
Alô ingressos: http://bit.ly/vivaoccc