Notícias

29 jun

Orquestra de Câmara apresenta concerto de músicas barrocas

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
luis otavio

O músico Luís Otávio Santos, violinista mineiro de carreira internacional, é o regente convidado da Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba para os concertos desta sexta-feira e sábado, na Capela Santa Maria. A orquestra apresentará obras dos compositores barrocos Georg Muffat, Francesco Geminiani e Jean-Marie Leclair. Esse mesmo programa será reapresentado pelo grupo em julho, no Festival de Inverno Campos de Jordão e na Sala São Paulo.

“A música barroca tem duas estéticas predominantes, a italiana e a francesa. Para esse programa, foram definidos os compositores base de cada universo”, explica Luís Otávio. “São compositores pouco conhecidos, mas que ajudaram a fundamentar e a criar a linguagem do barroco. Escolhemos um repertório para mostrar bem o universo eloquente e bastante amplo, com todas as invenções que foram a marca desse período”, reforça o regente.

O regente – Luís Otávio Santos, regente convidado para o concerto de encerramento da temporada 2012 da Camerata Antiqua de Curitiba, é formado em violino barroco pelo KoninklijkC onservatorium Den Haag (Holanda). Nos 15 anos em que morou na Europa, o músico atuou em destacados grupos, sendo spalla e solista, desde 1992, da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken. Com a orquestra tem realizado turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas de televisão para as televisões belga, francesa e japonesa.

O músico ainda liderou outros conjuntos europeus e foi professor de violino barroco em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e Bruxelas (Bélgica), de 1998 a 2005. Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional. Em 2011, Luís Otávio foi colocado na lista da revista Época entre as 100 personalidades mais importantes do ano.

Serviço:
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba Concerto barroco “Florilegium Musicum”
Regência: Luís Otávio Santos
Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Datas e horários: 30 de junho e 1º de julho de 2017. Sexta-feira, às 20h, e sábado, às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15