Notícias

29 abr

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz tributo a Brahms

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00342112

Com direção musical e violino solo de Winston Ramalho, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz um tributo a Johannes Brahms (1833-1897), compositor, pianista e maestro alemão do período romântico. As obras vibrantes do homenageado foram as escolhidas para os primeiros concertos do ano da orquestra da Camerata Antiqua.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira (29/4), às 20h, e no sábado (30/4), às 18h30, na Capela Santa Maria, no Centro. Para assistir é necessário comprar ingressos pelo site Minha Entrada ou na bilheteria do espaço.

No programa, duas obras têm arranjos que serão executados de forma inédita no Brasil. O lançamento mundial da adaptação de Matheus Brandão para Dança Húngara nº1 em Sol Menor e a estreia nacional do Concerto para Violino e Orquestra de Cordas em Ré Maior e arranjo para cordas de Mordechai Retchman e Ilan Retchman.

Dedicado ao estudo das obras de Brahms, o solista Winston Ramalho o eleva a seu pódio, garantindo ser seu compositor preferido. “Na música, ele é denso o tempo inteiro e cheio de emoção, e eu me identifico com ele”, afirmou. “Esses sentimentos poderão ser apreciados pelo público que vier ao concerto.”

Os arranjos para a Dança Húngara feito por Brandão foram escritos com a supervisão de Winston. “Brahms adorava músicas folclóricas, principalmente as ciganas. Na Dança Húngara é justamente quando mostra esse lado forte e enérgico. Esse arranjo vai dar o que falar.”

Convidado para compor o grupo nestes concertos, o violoncelista Raiff Dantas, chefe de naipe da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, aproveitou para elogiar o grupo. “É indiscutível que a Camerata é um dos principais grupos de câmara do país e vir a Curitiba para tocar com o grupo é um enorme prazer.”

Serviço: Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba – tributo a Brahms

Direção musical e violino solo: Winston Ramalho (PR)
Datas: sexta-feira (29/4), às 20h, e sábado (30/4), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273
Ingressos pelo site Minha Entrada: https://linktr.ee/capelasantamaria

PROGRAMA
Johannes Brahms (1833-1897)
Adaptação de Mateus Brandão
Dança Húngara n°1 em Sol Menor