Notícias

13 jul

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba leva seu som a Sala São Paulo

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
13653185_1202840889749009_4512449670102617129_o

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz duas apresentações em São Paulo sob a direção artística e regência do maestro Cláudio Cruz. No domingo (17/jul) o grupo se apresenta no Auditório Claudio Santoro em Campos de Jordão, e na segunda-feira (18/jul) na sala mais conceituada do Brasil, na Sala São Paulo. Os concertos são gratuitos e integram a programação do Festival de Inverno de Campos de Jordão e uma série de viagens que a Orquestra fará durante o ano.

No Programa, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa obras que demonstram todo o virtuosismo e a excelência do grupo, como ‘Recitativo I para violino e cordas’ de Olivier Toni (1926), Alberto Nepomuceno (1864 – 1904) e ‘Quarteto de cordas nº 1 Op. 50’ de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), adaptado por Cláudio Cruz para orquestra de cordas.

O grupo faz parte da Camerata Antiqua de Curitiba, formado por um coro e orquestra de câmara, fundada em 1974 pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Seraphim. A versatilidade na execução de música antiga e contemporânea é elemento fundamental no trabalho contínuo da Camerata, verdadeiro legado à cultura brasileira. A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba conta com 21 músicos de corda e dominando um repertório amplo e original, inclusive com audições brasileiras e mundiais inéditas.

A Camerata Antiqua de Curitiba que têm sua sede na Capela Santa Maria e é mantida pela Prefeitura e Fundação Cultural da cidade e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, ICAC.

Turnê 2016
Os concertos em São Paulo fazem parte da turnê 2016 da Camerata Antiqua de Curitiba. Outras apresentações já ocorreram pelo interior do Paraná, nas cidades de Apucarana, Toledo, Londrina e Cascavel levando o som do grupo a mais de 3 mil pessoas do estado. Para esse ano ainda estão previstos concertos na região metropolitana de Curitiba e litoral.

Com as viagens a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “Nos contatos que fizemos com gestores dessas cidades, todos conheciam o grupo e ficaram entusiasmados com a proposta. Isso mostra a força que a Camerata tem fora dos limites de Curitiba”, destaca Marino Jr. Galvão, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo.

Serviço:
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
Direção musical e violino solo – Cláudio Cruz (São Paulo)
Concertos gratuitos

17 de julho, 16h30 – Auditório Claudio Santoro – Campos do Jordão
Festival de Inverno Campos de Jordão: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/

18 de julho, 20h – Sala São Paulo – São Paulo
A Sala São Paulo, que tem uma capacidade de 1.498 lugares e é palco para apresentações sinfônicas e de câmara e foi concebida de acordo com os mais atualizados padrões internacionais. Muitos especialistas consideram a Sala São Paulo uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo, comparável à de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa, mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall de Boston, o Musikverein, em Viena, e o Concertgebouw, em Amsterdã.

PROGRAMA

Olivier Toni (1926)
Recitativo I para violino e cordas

Alberto Nepomuceno (1864 – 1904)
Serenata
Adagio para cordas
Andante expressivo para cordas

Suíte Antiga Op. 11
– Prelúdio
– Minueto
– Aria
– Rigaudon

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Quarteto de cordas  nº 1 Op. 50 (adaptação para orquestra de cordas de Cláudio Cruz)
I – Cantilena (Andante)
II – Brincadeira (Allegretto Scherzando)
III – Canto Lírico (Moderato)
IV – Cançoneta (Andatino Quasi Allegretto)
V – Melancolia (Lento)
VI – Saltando como um Saci (Allegro)