Notícias

25 maio

Orquestra de Câmara de Curitiba emociona pacientes e funcionários do Hospital Evangélico Mackenzie

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00390726

Médicos, funcionários, pacientes e familiares do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie tiveram uma manhã musical nesta quarta-feira (24/5). A Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Dan Tolomony, transformou a rotina do local ao realizar uma performance de músicas clássicas e populares na capela do hospital.

A iniciativa faz parte do Programa Música pela Vida, da Camerata Antiqua de Curitiba. Desde 1990, a orquestra mantida pela Prefeitura de Curitiba leva música clássica a hospitais, asilos, orfanatos e presídios. Neste ano serão mais três apresentações: Hospital das Clínicas, Pequeno Cotolengo e no Hospital Pequeno Príncipe.

Durante a apresentação no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, a orquestra encantou o público com um repertório diversificado, incluindo obras de compositores renomados como Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart.

O concerto proporcionou momentos de emoção e alegria ao ambiente hospitalar. Vanda Klein acompanhou o marido, Inácio, na apresentação. “Eu estava tensa e, de longe, ouvi a Primavera de Vivaldi me chamando para vir aqui. Foi maravilhoso o efeito que teve em mim, algo divino”, disse ela.

Também foram interpretadas músicas populares dos Beatles, de Pixinguinha, Tom Jobim e Zequinha de Abreu, bem como peças do compositor argentino Astor Piazzolla. Carinhoso, de Pixinguinha, animou o público, que cantou com o grupo.

Érica da Cruz está com o filho Enry, de 1 ano, internado no hospital há um mês. Ela assistiu a uma orquestra pela primeira vez. “Os dias parecem não passar, mas a apresentação foi muito boa e ajudou a me distrair dos problemas e da rotina difícil”, comentou.

O diretor-geral do hospital, Tiago Tormen, reconheceu a importância da música como uma valiosa ferramenta terapêutica. O apoio a iniciativas como essa reforça o compromisso da instituição em oferecer um atendimento integral e humanizado aos pacientes.

“O hospital é um ecossistema, com milhares de pessoas aqui todos os dias, incluindo pacientes que ficam longos períodos internados. Portanto, esses momentos de desconexão com a realidade externa têm um impacto significativo nos pacientes”, explicou Tormen.

Para o diretor musical Dan Tolomony, projetos como esse não trazem benefícios apenas para aqueles que estão assistindo. “Ao entrarmos nesse ambiente, buscamos proporcionar um respiro na rotina desses profissionais e pacientes. Portanto, é extremamente importante sairmos do nosso espaço para, quem sabe, tornar melhor o dia de alguém”, afirmou.

Serviço: Programa Música pela Vida

PROGRAMAÇÃO
5 de julho, 10h30

Hospital das Clínicas
R. General Carneiro, 181 – Centro

20 de setembro, às 10h30
Pequeno Cotolengo
R. José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido

8 de novembro, às 10h30
Hospital Pequeno Principe
Rua Desembargador Motta, 1.070 – Água Verde