Notícias

26 set

Orquestra de Câmara surpreende ao lado do violinista italiano Giuseppe Gibboni

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00357573

Um importante concerto na Capela Santa Maria marcou a noite desta sexta-feira (23/9) em Curitiba. A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executou a obra As Quatro Estações, do italiano Antonio Vivaldi, uma das peças mais populares da música universal. O violinista italiano Giuseppe Gibboni conduziu o grupo com virtuosos solos.

Emocionados com o brilhantismo do jovem violinista de 21 anos, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone acompanharam a apresentação promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) em parceria com o Consulado Geral da Itália em Curitiba. “O consulado da Itália proporcionou a Curitiba um concerto antológico, com um premiado do Concurso Paganini da Itália que vai ser uma promessa musical. Giuseppe Gibboni estará nos próximos festivais de música de Curitiba e vai brilhar aos olhos do mundo”, comentou o prefeito.

Obra conhecida até por quem não é dado a ouvir repertório erudito, As Quatro Estações descreve os cenários da natureza na primavera, verão, outono e inverno. “Tivemos a honra de acompanhar esse belíssimo concerto com a Orquestra de Curitiba. É muito bom ter ao nosso lado o prefeito Rafael Greca, que é amante da cultura italiana e sempre prestigia os nossos eventos“, disse o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvadore Di Venezia.

A apresentação começou com o concerto nº 1, A Primavera. Assim como a data anuncia, Vivaldi utiliza a música para reverenciar a chegada da época das flores, sugerindo o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes, seguidos de uma tormenta.

Depois da demais estações, veio o encerramento com incessantes palmas que fizeram o italiano retornar ao palco três vezes. No primeiro bis ele tocou novamente o 3º Movimento do Verão. Depois, o Capricho nº 5 e Capricho nº 24 do italiano Niccolo Paganini, um dos maiores violinistas da história.

“Foi uma experiência maravilhosa, surpreendente. O nível da Orquestra é realmente alto, não esperava uma apresentação tão boa. É minha primeira vez no Brasil, mas adoraria poder voltar a trabalhar com esse grupo tão impressionante”, afirmou Gibboni.

O concerto foi gravado e será transmitido na próxima semana pelas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e pelo Youtube Arte e Cultura Icac.

Também estiveram no concerto a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o diretor executivo do Icac, Marino Galvão Jr., e Paulo Pinheiro Machado, chefe do escritório do Itamaraty no Paraná.