As paisagens gélidas e meditativas do norte europeu são tema do concerto da Camerata Antiqua de Curitiba na sexta-feira (22/8), às 20h, e no sábado (23/8), às 18h30, na Capela Santa Maria. O programa Paisagens Nórdicas: Cantos de Fé e União terá regência do maestro José Soares (SP/MG), que conduz o público por obras de Ravel, Sibelius, Grieg e Arnesen. Garanta seu ingresso AQUI.
Reconhecido como um dos jovens maestros mais promissores da atualidade, vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, Soares já esteve à frente de orquestras no Brasil, Japão e na Europa e volta a Curitiba para conduzir a Camerata.
O maestro enfatiza que não é necessário conhecimento prévio para apreciar o concerto.
“Queremos que cada pessoa se sinta parte dessa união sonora, sem precisar de conhecimento prévio, apenas se deixando envolver pelas paisagens sonoras do norte europeu”, afirma Soares.
Segundo o regente, o programa mostra como uma instituição de tradição, como a Camerata Antiqua de Curitiba, se faz atual ao compartilhar obras de diferentes épocas. “O que mais me encanta neste concerto é como a música consegue atravessar tempos e estilos e, mesmo assim, tocar diretamente quem está na plateia.”
Compositores
A abertura traz uma homenagem a Maurice Ravel, pelos 150 anos de seu nascimento, com a obra Le Jardin Féerique, marcada pela atmosfera onírica característica do compositor francês. Em seguida, o finlandês Jean Sibelius se faz presente no Andante Festivo, com uma mensagem de esperança cantada pelo coro.
O repertório segue com as Duas Melodias Elegíacas, de Edvard Grieg, que transita entre melancolia e renovação. A noite termina com Mass for the Holy Spirit, do norueguês contemporâneo Kim André Arnesen (2017).
Serviço
Camerata Antiqua de Curitiba – Paisagens Nórdicas: Cantos de Fé e União
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Data: sexta-feira (22/8), às 20h, e sábado (23/8), 18h30
Ingressos na bilheteria do teatro ou pela plataforma de vendas ZET: comprenozet.com.br